VOLTAR

Consulta pública irá definir área da primeira Unidade de Conservação na Caatinga

Agência de Pernambuco - http://www.pe.gov.br/
12 de Dez de 2011

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a prefeitura de Serra Talhada, promovem, nesta quarta-feira (14), consulta pública para debater a proposta de criação do Parque Estadual Mata da Pimenteira, que será a primeira Unidade de Conservação Estadual na Caatinga. A Consulta terá inicio às 9h, no auditório da Câmara de Vereadores de Serra Talhada.

Com 887 hectares, o Parque Estadual Mata da Pimenteira será composto por fragmentos da Serra Talhada, Serra Branca e da Mata da Pimenteira. A criação da UC vai contribuir para a preservação e a restauração da diversidade ecológica da Caatinga naquela região. Entre as principais metas para gestão do Parque estão a recuperação das áreas degradadas; a proteção das espécies raras ameaçadas de extinção; a realização de atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental; e a promoção de atividades sustentáveis, respeitando a capacidade de suporte ambiental da caatinga, potencializando as vocações naturais, culturais, artísticas, históricas e ecoturísticas da região.

Considerando demanda de diversas instituições, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) instituiu um Grupo de Trabalho para selecionar e analisar as áreas prioritárias para criação de Unidades de Conservação no Bioma Caatinga do Estado de Pernambuco. Durante as reuniões do GT, foram apresentadas e discutidas as informações existentes, além do potencial e restrições, da área proposta e, por sugestão da Gerência Administrativa da Estação Experimental do IPA, foi detectada a possibilidade de criação da UC nas áreas de Preservação Permanentes (APPs) e nas áreas de Reserva Legal com elevação acentuada.

Em maio de 2011, durante a realização do I Workshop para Definição de Áreas Prioritárias para Criação de Unidades de Conservação no Bioma Caatinga do Estado de Pernambuco, a região em análise foi incluída como uma das treze áreas prioritárias pelas instituições participantes. As características biológicas da área e a necessidade de ampliar as atividades e pesquisas já existentes no local levaram os técnicos da Semas e da CPRH a categorizar a UC como Parque Estadual.

http://www.pe.gov.br/blog/2011/12/12/consulta-publica-ira-definir-area-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.