VOLTAR

Consulta pública discute ampliação de reserva biológica onde mora o mico-leão-dourado

ICMBio - www.icmbio.gov.br
14 de Dez de 2010

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram na terça (8) consulta pública para a discussão da proposta de ampliação da Reserva Biológica União, no Pavilhão de Esportes de Casimiro de Abreu, no Estado do Rio.

A proposta tem o objetivo de aumentar a área da Unidade de Conservação (UC) em cerca de 4.664 ha, passando dos atuais 2.548 ha para 7.212 ha, ou seja, uma ampliação de 183%. Com isso, a UC vai abranger parte das cidades de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.

A meta é aumentar a extensão da área de conservação, diminuindo o alto grau de fragmentação do habitat remanescente com pequenas porções de florestas separadas por áreas não florestais que impedem a dispersão dos animais de um fragmento para outro, em especial, o mico-leão-dourado (Leonthopitecus rosalia).

É exatamente esse fato que dá importância e justifica a proposta de ampliação da Rebio União. Com isso, busca-se restaurar a conectividade florestal e ampliar corredores que permitam aos micos e a outras espécies circular entre as áreas, reduzindo problemas genéticos futuros.

Pesquisas científicas mostram que para salvar o mico-leão-dourado são necessários dois mil animais da espécie vivendo livremente em uma paisagem com cerca de 25 mil hectares de Mata Atlântica protegida e conectada. Com essa meta, o ICMBio e outros parceiros nacionais e internacionais se mobilizaram para aumentar o número da população selvagem de micos, conseguindo atingir, atualmente, a marca de 1.500 indivíduos em comparação com 200 no ano de 1983.

A Reserva Biológica União foi criada pelo Decreto Federal s/n de 22 de Abril de 1998, com o objetivo de assegurar a proteção e recuperação de remanescentes da Floresta Atlântica e formações associadas, e da fauna típica, que delas dependem, em especial o mico-leão-dourado”.

Os estudos para a ampliação da UC levaram em conta, além da relevância ecológica, o menor impacto possível sobre as áreas rurais produtivas e infraestrutura, a fim de reduzir ao máximo o impacto socioeconômico local.

A equipe de coordenação da consulta pública foi composta pelo técnico do MMA José Henrique Cerqueira Barbosa,o consultor do MMA Emerson de Oliveira, a analista ambiental da Coordenação de Criação de Unidades de Conservação do ICMBio, Rosana Darrigo, e pelo Chefe da Rebio União, Whitson José da Costa Junior.

Após a apresentação da proposta, o público pôde fazer perguntas, solicitar esclarecimentos, tirar dúvidas e propor alterações.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/consulta-publica-discute-ampliacao-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.