VOLTAR

Conselho indica procurador para o caso Xucuru

Site da Funai
18 de Fev de 2003

O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), órgão colegiado da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, designou o Procurador da República Luciano Mariz Maia para acompanhar as investigações sobre o atentado contra o cacique Xukuru Marcos Luidson. O Procurador vai elaborar um relatório conclusivo sobre o caso e encaminhá-lo ao CDDPH.

O atentado ocorreu no dia 7 de fevereiro (07/02) no município de Pesqueira (PE). O cacique foi vítima de uma emboscada na estrada que liga o município de Pesqueira à vila de Cimbres e ficou levemente ferido. Dois índios que o acompanhavam, José Adenilson dos Santos, da etnia Xucuru e Josenilson José dos Santos, Atikun, foram mortos. Os crimes acirraram os conflitos na região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.