VOLTAR

Conselho gestor debate ferrovia L/O

A Região - www2.uol.com.br
04 de Mai de 2010

A importância dos conselhos gestores foi destacada pelo secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, durante reunião do Conselho Gestor da APA da Lagoa Encantada e Rio Almada.

O evento aconteceu no sábado (1), na Pousada Serra Azul, em Ilhéus, para discutir a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

"Precisamos fortalecer todos os conselhos gestores. Por isso, pretendo participar de outras reuniões como esta e acompanhar o processo de gestão das Unidades de Conservação de todo o Estado".

A Câmara Técnica do Conselho debateu as propostas de recomendações condicionantes e, dentro de dez dias, os conselheiros devem encaminhar à Sema e ao Ibama manifestação contra ou a favor da Fiol.

O gestor da APA Lagoa Encantada e Rio Almada, Marco Aurélio Souza Silva, disse que o projeto trará benefícios. "Reduziremos o número de caminhões nas estradas e com um meio mais ecológico".

O superintendente regional da Valec, Nevile Barbosa, destacou a força econômica que será gerada a partir da construção da Fiol. "Essa é uma região debilitada que precisa de um projeto desse porte".

"A ferrovia não será importante apenas para o estado, mas para o Brasil. Além de ser mais eficientes do ponto de vista de logística e ambiental, tornará a produção do Brasil mais barata e mais competitiva".

Até o dia 14 a Valec recebe propostas das empreiteiras para a construção da ferrovia. A escolha da empresa deve demorar 60 dias. A partir daí começam as obras, com previsão de 24 meses.

http://www2.uol.com.br/aregiao/2010/05/entry_2081.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.