VOLTAR

Conselho Gestor da APA da Baleia Franca apóia Instrução do IBAMA

EcoAgência
23 de Jul de 2006

ONG criada por empresa de ecoturismo e a FURG manifestam-se contrários à instrução normativa do IBAMA que regula o turismo embarcado

Garopaba, SC - Por 25 votos a 7, o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, formado por entidades comunitárias, ambientalistas, colônias de pescadores e órgãos públicos da costa centro-sul de Santa Catarina, ratificou neste sábado, 22/7, a Instrução Normativa 102 do IBAMA, que estabelece restrições ao turismo embarcado de observação de baleias.

Votaram contra a proposta de ratificação da Instrução o Instituto Baleia Franca, a Prefeituras de Imbituba, Laguna e Garopaba, a FATMA, a Colônia de Pescadores Z-13 e a Associação Comercial de Imbituba.

A medida, proposta pelo Projeto Baleia Franca com base em estudos técnicos e uma recomendação da Comissão Internacional da Baleia, estava sendo contestada por um dos operadores de turismo da região e pela ONG por ele mantida - Instituto Baleia Franca -, com apoio de prefeitos locais e do governo do Estado.

Na reunião, vários empresários de turismo que operam na APA apareceram para manifestar seu apoio à regulamentação, esvaziando o argumento dos que diziam que ela era desastrosa para o turismo regional.

A surpresa do debate ficou por conta de uma carta do Museu Oceanográfico de Rio Grande, assinada pelo pesquisador Eduardo Secchi, apoiando os políticos contrários à regulamentação e pedindo a suspensão desta para "mais estudos". O Conselho preferiu considerar as dezenas de cartas de especialistas internacionais enviadas ao IBAMA apoiando as restrições.

Segundo José Truda, Presidente da IWC/BRASIL, entidade que mantém o Projeto Baleia Franca, "a decisão do Conselho Gestor representa uma vitória para a conservação das baleias francas e também para os empresários sérios do ecoturismo, e vai contribuir para que as baleias estejam cada vez mais seguras na sua área de reprodução da APA".

O IBAMA agora se organiza para fiscalizar adequadamente a Instrução, que determina a proibição do turismo embarcado nas enseadas da Gamboa, sul de Garopaba, Silveira, Luz, praia D´Água e Canto da Vila, nos Municípios de Garopaba e Imbitub

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.