VOLTAR

Conselho Consultivo do Parque Nacional do Iguaçu cria sua primeira Câmara Técnica

Gestão Participativa - www.gestaoparticipativa.org.br
07 de Mar de 2010

No dia 25 de fevereiro foi realizada a I Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Iguaçu - CONPARNI do ano de 2010. A reunião foi realizada em Medianeira, na Sede Administrativa da Cooperativa Lar e contou com a seguinte pauta: Apresentação do relatório anual financeiro e de atividades do Parque em 2009; Plano de Ação do CONPARNI; Criação da Câmara Técnica de Transgênicos; Apresentação do Programa Aqua Iguaçu e Calendário de Reuniões Ordinárias em 2010.

Após a aprovação do Regimento Interno do Conselho, o maior avanço alcançado por este coletivo foi a criação da sua Primeira Câmara Técnica - CT, a CT de Transgênicos, com o objetivo de buscar informações a respeito do plantio de organismos geneticamente modificados no entorno do Parque e subsidiar proposta de inclusão de regras sobre o assunto no plano de manejo da unidade. Segundo o Regimento Interno, as CTs do CONPARNI devem conter no mínimo três conselheiros e ser coordenada por um conselheiro titular. De acordo com a decisão da plenária, a composição da CT contou com nove integrantes: Ivan Baptiston (PNI), Walter (IBAMA), Ansberto (Coop. Lar), Ivonir (Sindicato Rural de Medianeira), Arno (Representante comunitário de Serranópolis do Iguaçu), Rogério (Representante Comunitário de Matelândia), Enio (Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu), Carlos Giovanni (CR9), Romano (PARNA Ilha Grande); e será coordenada pelo Representante da Cooperativa Lar e Vice presidente deste conselho, o Sr. Ansberto. Os conselheiros também decidiram listar instituições como Anglo Americano, Embrapa, Emater, MAPA, IAPAR e Coodetec que servirão de apoio técnico.

O calendário de reuniões ordinárias para o ano de 2010 ficou assim decidido:
27 de maio, em Foz do Iguaçu;
04 a 08 de agosto, em Capanema e
04 de novembro, em Serranópolis do Iguaçu.

A idéia é que as reuniões aconteçam em cidades diferentes para facilitar a participação dos conselheiros e comunidade em geral.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.