VOLTAR

Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra do Divisor

Tribuna do Acre-Rio Banco-AC
01 de Abr de 2002

A organização ambientalista S.O.S Amazônia organiza a instalação do conselho consultivo do Parque Nacional da Serra do Divisor visando a exploração do turismo na região. O conselho está sendo composto de 54 pessoas, representantes de 27 organizações de alguma forma envolvida na política de manutenção do parque.

O conselho será presidido pelo superintendente ou representante do Ibama e terá composição de 50% dos moradores do parque ou seu entorno. Além da geração de renda, o conselho visa também o debate e a mediação de conflitos ocorridos no Divisor, como, por exemplo, a criação de uma reserva indígena para os Nauas, tribo dada como extinta até pouco tempo. Recentemente, entretanto, surgiram indícios da existência de remanescentes Naua no parque.

O conselho será orientado pelo Estudo de Uso Público do PNSD, pesquisa realizada pela S.O.S Amazônia com apoio do Programa de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente (ProEcotur). O EUP está sendo avaliado pelos técnicos do MMA, em Brasília, e será devolvido à S.O.S nos próximos meses. As informações serão socializadas através de seminários nas principais cidades do Acre.

RIQUEZA O PNSD se constitui no maior pólo de biodiversidade do mundo, segundo pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), respaldada por organizações internacionais. Numa 'pesquisa ecológica rápida' pesquisadores acreanos identificaram l.233 espécies de animais, incluindo 485 aves das quais seis são consideradas raras - ou seja, só ocorrem no parque. Situado na bacia hidrográfica do Alto Juruá, o parque ocupa terras dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Das terras que ocupa, 48% já pertencem ao governo federal. O parque possui a única cadeia de montanhas do Acre, a Serra do Divisor, que divide as águas da bacia do Rios Ucayaly, no Peru, e Juruá, no Brasil. O

DIVISOR EM NÚMEROS
843 mil hectares é a área do parque
500 famílias vivem na região. Outras 1.000 moram ao seu entorno
8 dos 17 tipos de vegetação protegidos da Amazônia ocorrem no Divisor
2 dos 6 pássaros raros encontrados na área são considerados novos para a ciência. No total 485 aves foram identificadas

(-Tribuna do Acre-Rio Branco-AC-01/04/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.