VOLTAR

Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão constitui grupos de trabalho

www.to.gov.br/naturatins
Autor: Roberto de Oliveira
09 de Fev de 2007

Em reunião realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro, o Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão elegeu seu vice-presidente, o secretário executivo e o coordenador de Grupos de Trabalho. Cleusmar de Oliveira Alves, que preside a Associação dos Brigadistas de Pium, foi o eleito para ocupar a vice-presidência do conselho. Integrante do Grupo de Direitos Humanos de Caseara, Odélia Kloc, ficou como secretária executiva e o representante da Seagro, Francisco Batista dos Santos é o coordenador de Grupos de Trabalho. Segundo o presidente do conselho, Warley Carlos Rodrigues, que é gerente do Parque Estadual do Cantão, vários pontos de destaque foram definidos.

O Conselho Consultivo do PEC definiu pela criação de três grandes temas de trabalho. O primeiro tema é a Municipalização da Gestão Ambiental que trata da implantação de instrumentos Legislativos, como a aprovação de Leis municipais de meio Ambiente, criação de uma secretaria ou órgão voltado para a aplicação de mecanismos de proteção ambiental nos municípios e instrumentos técnicos. O segundo tema tratará das alternativas para a melhoria da qualidade de vida para as comunidades do entorno do Parque que estão contidas nos municípios de Caseara, Pium e Marianópolis. Entre os pontos propostos para discussão estão o aproveitamento de frutos do cerrado, criação de um banco de sementes, implantação de viveiros municipais e uma rede de coletores de mudas.

Além destas propostas, estão a pesca e aqüicultura, arranjo produtivo de produtos do cerrado e a apicultura. O terceiro tema escolhido para trabalho foi o Uso Público do Parque Estadual do Cantão. Neste tema incluem-se o Ecoturismo e mecanismos para sua dinamização, a interpretação ambiental do cenário do parque, a montagem de um sistema de recreação para turistas no interior do parque e principalmente a manutenção de uma equipe voltada para a Educação Ambiental. De acordo com o presidente do Naturatins Instituto Natureza do Tocantins, João Josué Batista Neto, todos os esforços para dinamizar os trabalhos de melhoria da infra-estrutura do Parque Estadual do Cantão, serão efetivados para que ele se torne um ícone do turismo ecológico tocantinense. Neto salientou que o trabalho do Conselho Consultivo do PEC que é formado por 64 integrantes, sendo 34 titulares e 34 suplentes com 14 representantes das cidades de Pium, Caseara e Marianópolis e além destes, mais dois representantes de cada uma destas instituições: Adtur; Seagro;Seduc; Cipama; Unitins; UFT; Ibama; Incra; Fulbra; Sebrae; Funasa e MPE, vai garantir a viabilidade da infra-estrutura do parque.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.