VOLTAR

Conselho Consultivo da Flota aprova parceria com Instituto de treinamento para manejo florestal

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - http://www.ief.ap.gov.br
04 de Dez de 2014

O Conselho Consultivo da Floresta Estadual do Amapá (Flota) aprovou a parceria técnica com o Instituto de Floresta Tropical (IFT) para implantação de um centro de capacitação em manejo florestal no Amapá. O IFT promoverá o treinamento em um centro localizado dentro da Flota. A decisão do Conselho Consultivo é parte de uma pauta debatida durante a ultima reunião que aconteceu no município de Pedra Branca nos dias 01 e 02 de dezembro.

Capacitação

A necessidade de um centro de treinamento em manejo florestal no Amapá é urgente diante da realidade das Concessões Florestais cujo o primeiro edital foi lançado pelo IEF neste mês de dezembro. O treinamento garante que o Amapá tenha mão de obra especializada para trabalhar no processo de exploração florestal sustentável.

O IFT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) da Amazônia brasileira com foco em questões florestais. A entidade é reconhecida pelos treinamentos especializados na área, presta contas ao Ministério Público Federal e recebe avaliação externa em relação à transparência institucional. Para isto, adotou práticas eficazes de controle dos recursos financeiros, alcançando alto nível de transparência. É apoiado por diversos doadores que recebem e aprovam projetos com foco na missão de promover boas práticas de manejo florestal na Amazônia.

É do IFT o maior e mais duradouro programa de aprimoramento de manejo florestal nos trópicos, sendo a única organização independente da Amazônia que executa um programa de pesquisa aplicada em manejo florestal.

Com a aprovação da parceria pelo Conselho Consultivo da Flota, o Governo do Estado iniciará o processo burocrático de instalação do instituto no Amapá.

Concessões

O Conselho Consultivo participou de todo processo de construção do edital de concessão florestal do Lote 1 da Flota. Por essa razão, após o lançamento oficial do edital, o IEF apresentou aos conselheiros a versão final do documento que irá reger o certame.

O Conselho Consultivo da Flora é formado por 36 lideranças, institucionais e comunitárias e tem como vice- presidente, Marcos Almeida, responsável pela Coordenação de Acesso a Recursos Florestais (CARF) do IEF.

"Considero a apresentação do edital e a aprovação da parceria com o IFT, os pontos altos desse encontro. Representam o esforço do Governo do Estado em caminhar em direção ao desenvolvimento florestal, investindo primeiro na capacitação dos amapaenses", explicou coordenador.

Grilagem

Durante a reunião, foi apresentado um relatório sobre a situação irregular de algumas fazendas particulares na área da Floresta Estadual do Amapá. Casos de apropriação indébita em áreas públicas. O relatório, após o conhecimento dos conselheiros, foi encaminhado ao Ministério Público do Amapá para investigação e punição dos culpados.

O IEF apresentou ainda a prestação de contas dos últimos anos de trabalho dentro da Flota, expondo o crescimento do Estado na execução das políticas florestais.

http://www.ief.ap.gov.br/conteudo/lista_noticias/565

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.