VOLTAR

Conselheiro do WWF-Brasil é eleito Presidente do Comitê do Fundo de transição do Arpa

WWF - http://www.wwf.org.br
29 de Ago de 2014

O Fundo de Transição do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) elegeu Antonio Paulo de Azevedo Sodré, conselheiro do WWF-Brasil, como presidente de seu Comitê. A escolha foi feita pelos próprios integrantes, no final de julho, em reunião no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília. A criação do Fundo, oficializada em maio deste ano, marcou o início da terceira fase do Arpa e estabelece uma nova estratégia de financiamento para as unidades de conservação (UCs) apoiadas pelo Programa.

"É uma grande honra e também um desafio enorme fazer parte de um projeto desse porte que une o governo em todas suas esferas (federal, estadual e local) assim como OnG's, órgãos internacionais e empresas privadas", afirma Paulo Sodré. O Fundo, a qual ele estará a frente, assegura a alocação de recursos financeiros da ordem de 215 milhões de dólares e vai garantir, pelos próximos 25 anos, a consolidação e manutenção de 60 milhões de hectares das UCs do Programa.

Segundo Sodré, o Comitê tem um papel essencial na gestão do monitoramento financeiro e administrativo das atividades do Fundo. "Nosso trabalho objetiva o apoio à conservação e manutenção das UCs do Programa preservando essas áreas para as futuras gerações", explica.

A estratégia de financiamento, no longo prazo, é resultado da iniciativa "Compromisso com a Amazônia - Arpa para Vida", lançada em 2012, durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Isso só será possível por meio do aumento gradativo de recursos públicos para gestão e manejo das UCs, sendo que, após 25 anos, o Governo assumirá 100% o custeio à proteção destas Unidades.

Sobre o Arpa
O Arpa é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado em 2002, considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo. Atualmente protege 95 unidades de conservação (UCs) na Amazônia brasileira. Foi criado com o objetivo de expandir e fortalecer o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) na Amazônia, além de assegurar recursos financeiros para a gestão destas áreas, a curto e longo prazos, e promover o desenvolvimento sustentável da região.

Reconhecido internacionalmente, o Arpa combina biologia da conservação com as melhores práticas de planejamento e gestão. As unidades de conservação apoiadas pelo programa são beneficiadas com bens, obras e contratação de serviços necessários para a realização de atividades de integração com as comunidades de entorno, formação de conselhos, planos de manejo, levantamentos fundiários, fiscalização e outras ações necessárias ao seu bom funcionamento.

Sobre Paulo Sodré
Conselheiro do WWF-Brasil desde dezembro de 2013, Paulo Sodré é formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e pós-graduado em Administração de Empresas pela COPPEAD/UFRJ (1974). Além disso, é mestre em Economia pela The London School of Economics and Political Sciences (1978).

Trabalhou na área Internacional do Banco de Boston, na área de Corporate Finance do Banco Multiplic.

Também foi responsável pela área de Mercado de Capitais da IBRASA Investimentos Brasileiros e Superintendente de Relações com Empresas da Comissão de Valores Mobiliários. Foi um dos fundadores da Capitaltec Consultoria Econômica (1983) e do Banco Brascan (1989), dos quais foi Sócio-Diretor e Presidente, respectivamente, até dezembro/2005. De 2006 a 2010 dedicou-se ao estudo de Literatura Brasileira e Portuguesa (PUC-RJ) e atualmente encerrada a carreira profissional, Paulo Sodré encontrou tempo para se dedicar à família e ao estudo de literatura.

http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?41…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.