VOLTAR

Consad realiza I Conferência Regional de Assistência Técnica e reúne participantes de toda região

Prefeitura de Registro
17 de Fev de 2012

Consad realiza I Conferência Regional de Assistência Técnica e reúne participantes de toda região

Sob a coordenação Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Vale do Ribeira (CONSAD) foi realizada em Registro no dia 14 de fevereiro a I Conferência Regional de Assistência Técnica (ATER) do Vale do Ribeira. O evento atraiu mais de 200 participantes de todo Vale do Ribeira, com o tema: "Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária, e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural".
A prefeita de Registro, Sandra Kennedy Viana, também coordenadora Geral do Colegiado Territorial, participou da mesa solene de abertura junto com a comissão executiva do Colegiado e mediou a discussão do poder público para nomeação dos delegados que participarão da etapa estadual da Conferência que se realizará de 14 a 16 de março em uma cidade interiorana de São Paulo (a definir).
O objetivo da conferência foi avaliar as políticas de ATER desenvolvidas na região nos últimos anos e apontar prioridades para a definição de diretrizes a serem apresentadas na Conferência Estadual sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária. Também discutiu e aprovou propostas visando apontar diretrizes para a construção do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão (Pronater).
Participaram da Conferência representantes do poder público Municipal, Estadual, Federal e diferentes organizações que atuam como ATER, além das organizações de representação de agricultura familiar de 17 municípios do Vale. "Todos os participantes contribuíram com as discussões e definições sobre as temáticas da nova Política Nacional de ATER, que elegeram 23 delegados que defenderão as propostas temáticas inseridas nos eixos, durante a 1ª Conferência Estadual sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, no próximo mês de março", declara a assessora territorial do Território e organizadora da Conferência.
A participação do setor público Federal foram representadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Pesca, Ministério de Minas e Energia - Programa Luz para Todos, Ministério do Meio Ambiente - Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), INCRA e FUNAI. "É com espírito participativo que começamos a etapa Regional das conferências para construirmos uma política estadual atualizada e contemporânea, para levarmos um documento do Estado de São Paulo para Brasília, com a realidade de cada região para a construção de uma política de ATER gratuita e qualificada", disse o delegado do MDA São Paulo, Wellington Diniz Monteiro.
Também participaram da primeira Conferência: CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica), do Instituto de Cooperativismo (ICA), da Associação APTA e da Secretaria da Justiça, através do Instituto de Terras de São Paulo (ITESP). As instituições Municipais estiveram no evento representadas por suas secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, além de vereadores da região. As organizações não governamentais que atuam com ATER também participaram da Conferência por meio do IDESC, CATIVAR, ISA, REDE SANS, ASA, Rede Cananéia, Via Pública, Walm Ambiental, SEBRAE Registro, SOF/NEAD/MDA, além da representação também da Igreja Católica, através da Diocese de Registro.
A comunidade indígena esteve representada pelas aldeias; Peguao-ty; Pindo-ty; Itapumirin; Itapuã; Curui-ty, bem como os quilombolas pelas comunidades; Ivaporunduva, Ribeirão Grande, São Pedro, Poça, Sapatu, Peropava e Morro Seco.
Os agricultores de vários municípios do Vale do Ribeira estiveram representados pelas organizações; Família do Vale Cooperativa, COOPAFARGA Cooperativa, COPERAGUA, Cooperafloresta, sub-sedes regionais da SINTRAVALE, Associação UNIDOS, Associação Orgânicos-APOARP, Associação Juquiaguaçú, Associação Bairro Ribeirão Branco da Mota, MST, STR de vários municípios, AQUIVALE, Sindicato Rural, PROLEITE, associação Taquaruçu, ABAVAR. Alunos da UNESP Campus Registro também participaram da Conferência.

Prefeitura de Registro, 17/02/2012

http://www.registro.sp.gov.br/n/15,1,19669741--Consad-realiza-I-Confere…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.