VOLTAR

Conquista histórica: Funai passa a ter Plano de Carreira Indigenista

Funai -https://www.gov.br
30 de Dez de 2023

Publicado em 30/12/2023 12h34 Atualizado em 30/12/2023 12h46

Opresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, editou na sexta-feira (29) a Medida Provisória no 1.203/2023, que cria o Plano o Especial de Cargos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) - PECFunai. A medida consolida o compromisso do governo federal em valorizar os servidores do órgão e representa um importante avanço para a política indigenista no país.

Criação de Carreiras Específicas

A MP institui as carreiras de Especialista em Indigenismo e Técnico em Indigenismo, promovendo uma reorganização dos cargos existentes. Além disso, redefine o órgão supervisor e ajusta a remuneração de cargos específicos. A iniciativa contempla cargos de nível superior, intermediário e auxiliar a fim de proporcionar uma gestão mais eficiente dos recursos humanos da Funai.

A estruturação dessas carreiras ocorrerá em classes e padrões, conforme detalhado no Anexo I da MP. O texto também estabelece critérios para promoção e progressão funcional, reconhecendo a importância do tempo de serviço, qualificação e experiência profissional.

Remuneração e Gratificações

A remuneração dos cargos abrange vencimento básico, conforme Anexo V, e a Gratificação de Apoio à Execução da Política Indigenista (Gapin), detalhada nos artigos 15 e 109-A da Lei no 11.907/2009. Essa gratificação, vinculada a diferentes localidades, incentiva e valoriza o trabalho em regiões estratégicas para a política indigenista.

A MP estabelece critérios claros para a incorporação da Gapin aos proventos de aposentadoria, assegurando reconhecimento financeiro contínuo para aqueles que dedicaram sua carreira à política indigenista.

Marco na política indigenista

Para a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, a criação do Plano de Carreira Indigenista representa um marco histórico, evidenciando o compromisso do governo federal com a defesa dos direitos dos povos indígenas e a valorização dos servidores da Funai, que agora passam a ocupar outra categoria na estrutura do Estado brasileiro. A proposta foi construída com ampla participação das instituições representativas dos servidores do órgão indigenista.

"A reestruturação da carreira, a criação do PCI e as novas regras de remuneração refletem um esforço para fortalecer a atuação da Funai de maneira especializada e eficaz. Estamos vivendo um novo capítulo da política indigenista no país", ressalta Joenia Wapichana.

Assessoria de Comunicação / Funai

Categoria
Comunicações e Transparência Pública
Tags: Plano de Carreira IndigenistaMedida Provisória No 1.203

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/conquista-histori…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.