VOLTAR

Conheça os Planos de Manejo dos Parques Estaduais Xixová-Japuí e Jaraguá

Fundação Florestal - http://www.fflorestal.sp.gov.br
19 de Ago de 2011

Mais dois Planos de Manejo foram concluídos e depois de aprovados pela Fundação Florestal e pelo plenário do Consema - Conselho Estadual do Meio Ambiente estão disponibilizados na página da Fundação na Internet. São os Planos dos parques estaduais Xixová-Japuí e Jaraguá.

O Parque Estadual Xixová-Japuí, no Litoral Paulista (São Vicente e Praia Grande) foi criado, em 1993, com o objetivo de resguardar os grandes valores histórico-culturais, paisagísticos e ambiental concentrados na sua pequena área (901 ha). A história registra que o parque é fruto de um longo trabalho de diversos idealistas, pesquisadores, ambientalistas, e da sociedade local, que na época se preocuparam com o acelerado processo de especulação imobiliária que ameaçava a área. A conservação desta pequena e singular porção de mata atlântica e de ecossistema marinho representa um grande desafio.

Conservação que será tão bem mais sucedida mediante a implementação do Plano de Manejo. Fruto do trabalho de equipes multidisciplinares, o documento reúne diagnósticos físico-ambiental e sócio econômico que resultam no Zoneamento da UC e da Zona de Amortecimento e mais um conjunto de programas destinados a conservar e desenvolver de forma sustentada essa importante área no Litoral Paulista.

O Plano promove avaliações sobre o meio físico com abordagens para inúmeros aspectos. Entre eles estão o clima, recursos hídricos, geologia, geomorfologia, pedologia, sedimentologia, massas de água e correntes oceânicas, avaliação da biodiversidade, vegetação e flora terrestre, fauna e flora estuarina entre muitos outros. Há também a avaliação do meio antrópico, com atenção para temas da ocupação sócio-econômica, vetores de pressão e diagnóstico do patrimônio histórico e cultural.

Um dos produtos mais importantes do plano de manejo é o Zoneamento. Na parte interna, o Parque é dividido em Zonas de Conservação e Zonas passíveis de atividades de visitação e serviços. Para o entorno, foi delimitada uma Zona de Amortecimento com a definição de regras para atividades econômicas.

O documento apresenta também programas de gestão, proteção e de uso público, educação ambiental, pesquisa e manejo do patrimônio natural e sua interação sócio ambiental e um dedicado à regularização fundiária.

Muitas contribuições inseridas no documento surgiram durante as oficinas que contaram com a participação de moradores vizinhos, funcionários, colônias de pescadores, entre outros. O documento foi aprovado pelo Consema - Conselho Estadual do Meio Ambiente (Deliberação 12/2011 - na 282ª Reunião Ordinária do Plenário do Consema), em 26 de abril de 2011. A íntegra do documento pode ser consulta na própria página da Fundação Florestal, em seção especialmente dedicada aos Planos de Manejo das Unidades de Conservação.

Parque Jaraguá

O mesmo procedimento é válido também para o Plano de Manejo do Parque Estadual do Jaraguá, criado em 1961. Os diagnósticos e as
propostas de manejo e desenvolvimento do parque atendem às peculiaridades da área inserida na região metropolitana de São Paulo. A aprovação no Consema ocorreu na 284ª Reunião Ordinária do Conselho, em 21 de junho de 2011 (deliberação Consema 21/2011). O documento pode ser acessado no próprio Site da Fundação Florestal, na seção dedicada aos Planos de Manejo das Unidades de Conservação.

Veja os Planos de Manejo em anexo.

http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=238

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.