VOLTAR

Conheça a obra de Ailton Krenak; líder indígena participa de evento em Salvador nesta sexta-feira (14)

Aratu On - https://aratuon.com.br
14 de Jul de 2023

14/07/2023 07h00 | Atualizado em 13/07/2023 18h33

Krenak vai participar de conferência no auditório da Reitoria da UFBA das 17h às 19h

Ambientalista e defensor dos direitos dos povos indígenas, o filósofo e escritor Ailton Krenak participa nesta sexta-feira (14/7) de conferência no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), das 17h às 19h. O evento faz parte do 18o Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), que também contou com a participação da filósofa norte-americana Angela Davis, da escritora Conceição Evaristo e da ministra da Igualdade Racial Anielle Franco. A entrada no congresso é gratuita.

Em 1987, Krenak discursou na Assembleia Constituinte em defesa dos povos indígenas no processo de redemocratização do Brasil após a Ditadura Militar. Na ocasião, o ativista pintou o rosto com tinta preta numa simbologia do luto pelas vidas indígenas perdidas. A imagem se tornou célebre em todo o país. O escritor também participou da fundação da ONG Núcleo de Cultura Indígena e da União dos Povos Indígenas e é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Entre as obras mais famosas de Krenak estão "Ideias para adiar o fim do mundo", "O amanhã não está à venda", "A vida não é útil" e "Futuro ancestral". Nesses textos, o líder indígena questiona os impactos do colonialismo no pensamento e na forma de vida dos brasileiros. Ele também defende que os povos indígenas nunca se renderam aos invasores europeus. E explica que o colapso socioambiental causado pelo homem só pode ser evitado com a compreensão de que o ser humano não é superior aos outros seres vivos.

https://aratuon.com.br/cultura/2023-07-14/conheca-a-obra-de-ailton-kren…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.