VOLTAR

Conheça o jovem índio que participa do revezamento da Tocha Olímpica

Época - http://epoca.globo.com
19 de Mai de 2016

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 abraça uma causa importante e dá visibilidade aos direitos das crianças e adolescentes, através de seis especiais condutores escolhidos através de uma parceria do Comitê Olímpico com o Unicef. O projeto dá seus primeiros passos nesta quinta-feira (19), com o índio pataxó Breno dos Santos Ferreira, de 15 anos. O jovem, que vive na comunidade indígena pataxó, conduzirá a chama Olímpica em Porto Seguro logo mais. Breno é o primeiro de 6 adolescentes que irão participar do revezamento com crianças do mundo todo. "Minha mãe, minha avó, meus irmãos... ficamos todos muito emocionados com a confirmação de que eu iria carregar a tocha olímpica", diz ele, que sempre estudou em escola indígena e se entusiasma por sua cultura. "Eu sou pataxó e estou muito feliz em representar todas as crianças da minha aldeia e do mundo", diz Breno à coluna.

Foi no projeto Território de Proteção, realizado pela ONG Tribos Jovens, que Breno descobriu os jogos e esportes tradicionais. "Meu sonho é ser jogador de futebol. Mas também sou muito bom na corrida com maracá, um esporte tradicional do meu povo. Tem também o arco e flecha, a corrida rústica, o tacape. É o momento em que todo mundo está junto e se divertindo", conta. A iniciativa convidou adolescentes que representam a diversidade do país e demonstram a importância de garantir os direitos para cada criança sem deixar nenhuma de fora. São meninos e meninas, com e sem deficiência, de origem indígena, negra, ribeirinha, e das regiões do país marcadas por grandes desigualdades.

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/bruno-astuto/noticia/2016/05/con…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.