VOLTAR

Congresso debate sistemas agroflorestais

EMBRAPA (Amazônia Oriental) - http://www.cpatu.embrapa.br/
11 de Nov de 2011

Os sistemas agroflorestais na paisagem florestal do país terão espaço garantido na programação do VIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF), a ser realizado no período de 21 a 25 de novembro de 2011, no Centro de Convenções Benedito Nunes (na Universidade Federal do Pará - UFPA). O evento em comemoração ao Ano Internacional das Florestas - estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) - está com suas inscrições abertas em seu site (www.cbsaf.com.br) até o próximo dia 18 de novembro. Após essa data, as inscrições devem ser feitas apenas no local do evento.

Com o tema "Sistemas Agroflorestais na Paisagem Florestal: Desafios Científicos, Tecnológicos e de Políticas para integrar benefícios Locais e Globais", o congresso tem o objetivo de avaliar os aspectos científicos e tecnológicos relacionados ao papel dos sistemas agroflorestais na recuperação das florestas. "Será uma oportunidade de intercâmbio de experiências entre pesquisadores, extensionistas, agricultores, estudantes e consumidores de produtos e serviços relacionados à atividade agroflorestal no país", avalia o coordenador geral do evento, o pesquisador da Embrapa Osvaldo Kato.

Ele diz que o Estado do Pará foi escolhido pela sua importância estratégica no desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais para a Amazônia e o país. "Há mais de 40 anos, o Estado destaca-se na implantação de áreas agroflorestais, principalmente na região nordeste do Estado", afirma Kato.

O VIII CBSAF é promovido Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF) e realizado por um conjunto de instituições, entre elas Embrapa Amazônia Oriental, Centro Mundial Agroflorestal (ICRAF), Comitê Executivo do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento contará com três eixos temáticos: "SAFs e os benefícios locais para a geração de renda, segurança alimentar e sustentabilidade da propriedade", "SAFs e benefícios ambientais globais: clima, carbono, biodiversidade e água" e "Integrando tecnologias, políticas e saberes para a recuperação florestal através de SAFs", os quais farão parte da programação científica do Congresso que terá conferências, simpósios, sessões temáticas para apresentação de trabalhos (oral e em pôsteres), minicursos e visitas técnicas.

Serviço: VIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF)
Data: 21 a 25/11/2011
Local: Centro de Convenções Benedito Nunes (campus da Universidade Federal do Pará)
Inscrições: www.cbsaf.com.br
Informações: cbsaf2011@gmail.com ou pelo telefone: (091) 3228-4893

http://www.cpatu.embrapa.br/noticias/2011/novembro/congresso-debate-sis…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.