VOLTAR

Conflito na terra do Descobrimento

O País (Rio de Janeiro - RJ)
23 de Abr de 2000

O início das comemorações pelos 500 anos do Brasil foi marcado por confrontos entre manifestantes e policiais militares em dois municípios da Bahia. A polícia utilizou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para impedir a passagem dos manifestantes de Santa Cruz Cabrália a Porto Seguro. Sete índios foram feridos. O presidente da Funai, Carlos Marés, criticou o governo da Bahia, que havia informado que não impediria a marcha dos índios. Os organizadores do movimento "Brasil: Outros 500", aproveitando tais mobilizações, marcaram uma agenda de protestos que deverá contar com o apoio do governador de Minas Gerais, Itamar Franco, durante a comemoração antecipada do Dia do Trabalho.

A reportagem também conta com um artigo de Marcio Moreira Alves a respeito de diferentes fatos e reações frente às comemorações pelos 500 anos do país.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.