VOLTAR

Conferência Livre da Juventude Indígena reúne jovens Wassu Cocal

ALAGOAS EM TEMPO REAL
07 de Jan de 2008

Pela primeira vez na história de Alagoas, índios da tribo Wassu Cocal, de Joaquim Gomes, participam de uma conferência livre da juventude. O evento foi promovido nessa sexta-feira (4) pela Secretaria da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos. Trezentos jovens indígenas participaram dos debates sobre políticas públicas da juventude e sobre temas como meio ambiente, trabalho, e emprego e renda. A programação contou ainda com apresentações culturais como a dança do toré, poesias e coral.
Segundo o superintendente Raudrin de Lima o encontro é de fundamental importância para identificar desafios e encontrar soluções para essa parcela de juventude. "O governador Teotonio Vilela vem trazendo infra-estrutura para os índios, como a construção de casas na tribo Wassu Cocal, demonstrando compromisso com a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas, onde iremos implantar o Projovem Rural para a Juventude", informou.
O Projovem é um programa do governo federal, de inclusão de jovens no mercado de trabalho. "O programa chega em boa hora já que vem preencher a expectativa dos jovens e, como a quantidade de terra é insuficiente para atender à comunidade, o programa irá qualificá-los para outras áreas, como a informática por exemplo", disse Raudrin.
Em dezembro passado, cerca de 60 jovens, entre 18 e 29 anos, que cumprem pena no presídio Baldomero Cavalcante, também participaram da I Conferência Livre da Juventude, o primeiro dessa natureza a ser realizado com os reeducandos.
O encontro é preparatório para as conferências estadual e nacional da juventude e debate temas nas áreas de saúde, direitos humanos, sexualidade, educação e diversidades. Com o lema "Levante sua Bandeira", a conferência estadual está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2008.
Os tema debatidos serão "Juventude: democracia, participação e desenvolvimento de Alagoas e do Brasil"; "Parâmetros e diretrizes das políticas estadual e nacional de juventude"; "Desafios e prioridades para as políticas públicas de juventude", além de deliberar acerca das eleições para escolha de delegados estaduais. Já a nacional está prevista para o mês de abril.
Também serão realizadas novas conferências livres no Estado, além das municipais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.