VOLTAR

Conferência discutirá criação de Corredor Ecológico de Guarujá

Sistema Costa Norte de Comunicação - http://www.costanorte.com.br/
Autor: Redacao Sistema Costa Norte de Comunicacao
15 de Mar de 2019

Conferência discutirá criação de Corredor Ecológico de Guarujá Consumado
15 de março de 2019

Corredor Ecológico ocupará cerca de 50% do território municipal

A criação do Corredor Ecológico de Guarujá será tema de discussão da Conferência Municipal de Meio Ambiente no dia 27 de março. Caso seja consumado, cerca de 50% do território urbano será de área de preservação. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá, por meio do regimento interno do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, em parceria com o Fórum Permanente da Agenda 21, a partir dos estudos iniciados pelo Instituto de Segurança Socioambiental - ISSA, entidade sem fins lucrativos que visa promover atividades de segurança e proteção socioambiental.

O secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, avalia que a conferência mobilizará a sociedade para discutir as políticas públicas ambientais da cidade. Disse ele: "O evento vai focar não só a criação da segunda APA de Guarujá, da Serra de Santo Amaro, como também do Corredor Ambiental". A APA da Serra de Santo Amaro, compreende o maciço de Santo Amaro, que compreende a área da Enseada, e proporcionará também a adesão dos manguezais no corredor ecológico, por isso, sua criação é entendida como estratégia eficiente para a conservação da biodiversidade

Além do aspecto ambiental, o presidente do ISSA, João Leonardo Mele, que ministrará a abertura da Conferência Municipal do Meio Ambiente explica que "todo problema se Segurança Pública decorre de um desarranjo de ocupação espacial ambiental. E isso dá origem a toda sorte de ações irregulares e criminosas com forte impacto social e econômico".

Mele detalha também que o município já dispõe de verba para a criação da APA, agora, cabe a discussão com a sociedade para a sua efetiva implantação. "A expectativa com a Conferência Municipal de Meio Ambiente é muito boa porque diversos setores terão conhecimento do projeto, que não é unicamente ambiental, mas extremamente significativo para a segurança, a questão das invasões e deverá causar impactos também para o turismo", ressaltou.

Maria Laudenir Cardoso Soares de Oliveira, presidente do Guarujá CVB, entende que "a criação de outra Unidade de Conservação de Manejo Sustentável, para viabilizar o Corredor Ecológico de Guarujá, constitui um inegável instrumento de gestão participativa. Daí o nosso apoio entusiasmado à realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente".

A Conferência Municipal de Meio Ambiente será realizada das 8h às 18 horas, no Casa Grande Hotel Resort & SPA (avenida Miguel Estefno, 1001 - Enseada, Guarujá). A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados na pauta, desde estejam inscritos previamente, por meio do preenchimento de formulário disponível no site da prefeitura, no link Conferência 2019 (online), até o dia 26 de março. As vagas são limitadas.

Entre os apoiadores da Conferência estão entidades do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com a divulgação de informações também disponíveis no site do Guarujá Convention and Visitors Bureau: www.visiteguaruja.com.

Programação:

08h - Credenciamento

08h30 - Abertura realizada pelas autoridades

09h30 - Palestrante: Professor João Leonardo Mele com o tema: Criação do Corredor Ecológico

10h30 - Palestrante: Doutor Osmair Chama Jr - Promotor Público da área ambiental de Guarujá

11h30 - Diretrizes dos Trabalhos Práticos que serão desenvolvidos no período da tarde

12h - Intervalo para o almoço

13h - Eixos Temáticos Agenda 21

Eixos Temáticos

Dimensão Ambiental e Territorial

Dimensão Social Cultural e Comunitária

Dimensão Econômica

Dimensão Política e Governança Social

15h30 - Intervalo

16h - Apresentação da Sistematização dos Trabalhos

17h - Encerramento dos Trabalhos da Conferência

17h15 - Exposição de Pesquisas e Projetos

18h - Encerramento da Exposição.

http://d.costanorte.com.br/geral/29749/conferencia-discutira-criacao-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.