VOLTAR

Conferência de Cultura Indígena tem início na próxima segunda-feira

Secraetaria de Estado da Cultura do Tocantins -
11 de Ago de 2015

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza pela primeira vez no Tocantins, a Conferência de Cultura Indígena. Ação que tem o intuito de fortalecer e propor diretrizes para avanços nas políticas culturais e também inserir as demandas da comunidade indígena na minuta do Plano Estadual de Cultura. A Conferência acontece em Palmas, nos dias 17 e 18 de agosto, no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e tem a participação confirmada do Ministro da Secretaria de Diretos Humanos, Pepe Vargas e do coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, João Pontes.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino, realizar a primeira Conferência de Cultura Indígena é indispensável para proteger, fortalecer e valorizar a cultura indígena. "De nossa parte todo o respeito à autonomia das oito etnias indígenas do Tocantins que se reunirão para debater os aspectos culturais de seu interesse, e que nos cabe, por determinação do governador Marcelo Miranda, receber, acatar e viabilizar as condições para que suas reivindicações se tornem realidade", comentou o secretário.

Para a assessora de assuntos indígenas da Secult, Narubia Werreria, a Conferência de Cultura Indígena, tem o objetivo de empoderar toda comunidade indígena para que os mesmos defendam e reivindiquem as suas demandas em relação ao Plano Estadual de Cultura. "Nós indígenas temos uma percepção holística da cultura e fazemos questão de contribuir com nossas visões singulares e modo de pensar a cultura", concluiu.

A Secult pretende contribuir para consolidar os direitos dos povos indígenas e criar condições para o exercício da cidadania cultural destes povos, sendo assim, durante a Conferência Estadual de Cultura Indígena serão eleitos os delegados de oito etnias indígenas do Tocantins Avá-Kanoeiro, Karajá, Javaé, Xerente, Krahô, Apinajé, KrahôKanela e Xambioá. Esses delegados irão representar os povos indígenas na 4ª Conferência Estadual de Cultura.

A Conferência de Cultura Indígena conta com o apoio da Secretaria de Defesa e Proteção Social do Tocantins, Fundação Nacional do índio (Funai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae/TO).

Agenda de Convergência Para Proteção dos Direitos Humanos no I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

A Secretaria de Defesa e Proteção Social, como o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, realiza no dia 17 de agosto, às 15 horas no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, o ato solene de assinatura do termo de adesão da "Agenda de Convergência para Proteção dos Direitos Humanos no I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas", com a presença do Ministro Pepe Vargas, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A ação contará com a presença dos organismos de promoção e defesa dos direitos humanos da população em situação de vulnerabilidade social.

http://cultura.to.gov.br/noticia/2015/8/11/conferencia-de-cultura-indig…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.