VOLTAR

Condisi Vilhena, em Rondônia, elege primeira mulher para assumir presidência

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
15 de Out de 2011

O Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) Vilhena, em Rondônia, elegeu pela primeira vez uma mulher indígena para assumir a presidência.

A Chapa 2, composta pela presidente eleita Elizabete Cinta Larga e o vice Fernando Dywuru (Rikbatska) recebeu 19 votos. Enquanto a Chapa 1 representados Humberto Ozório Terena e Anderson Sabanê receberam quatro votos. Estiveram presentes para o pleito eleitoral 23, dos 24 conselheiros aptos a votar.

Segundo a presidente eleita, Elizabete Cinta Larga, que representa a segunda maior etnia da região, com mais de 1.500 índios (16%) dos mais de 7 mil indígenas do total da população do local, a união entre polos base e conselhos locais vai ser o primeiro passo para o fortalecimento da saúde. "Temos que articular as gestões de todos os pólos base junto às nossas lideranças, dessa forma a união entre as etnias deve ser primordial para o andamento dos trabalhos. Sabemos das dificuldades, mas durante essa nova gestão poderemos melhorar questões como falta de transporte e qualificação dos profissionais de saúde indígena", destacou.

Para a Chefe do DSEI Vilhena, Alda Uchôa, a eleição do Condisi foi um momento histórico. "Foi muito importante esta eleição. A forma democrática, transparente e participativa durante esses dois dias preconiza um dos pilares da Sesai. Me sinto honrada de ter como a nova presidente do Conselho a Elizabete. Eu já a conheço, sei do seu empenho e trabalho para apoiar as ações do DSEI", ressaltou.

O vice-presidente eleito, Fernando Dywuru, também lembrou da união dos povos da região do DSEI Vilhena para fortalecer o atendimento básico de saúde e implementar novas políticas para a saúde indígena. "Vamos procurar não atender pequenos grupos, mas sim a maioria indígena que quer o fortalecimento das ações de saúde. Temos que resgatar o respeito às antigas lideranças indígenas, como os pajés e caciques. É por eles que nos criaram e por nossas crianças que queremos melhorar o atendimento da saúde do nosso povo", argumentou.

Para efetivar a nova presidente do Condisi, a Chapa 2 recebeu 78% dos votos. Segundo o regimento interno do Conselho, para a aprovação, o presidente eleito deve receber no mínimo 50% dos votos, mais um. O mandato vale por dois anos. Atualmente quem assumia a presidência era Nelson Mutzie.

Fortalecendo a saúde indígena

Entre os mais de 100 participantes que estiveram presentes nos dois dias de reunião do Conselho uma fala de uma das lideranças indígenas presentes fortalece a importância da Sesai junto à comunidade indígena.

Para a liderança Henrique Suruí (de mesma etnia do sobrenome), ajudar a fortalecer a saúde indígena é ajudar a preservar o país e suas florestas. "A saúde significa a vida do ser humano. Quando falam que nossas florestas (destacando a Amazônia) é o pulmão do mundo esquecem dos índios que lá vivem. Por isso a importância de cuidar da nossa saúde. Pois, somos nós que ajudamos a preservar tudo que existe dentro das florestas", esclareceu.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.