VOLTAR

Concurso mundial de fotografia valoriza Parque Estadual do Rio Doce

G1 - http://g1.globo.com/
10 de Fev de 2015

O Parque Estadual do Rio Doce, localizado no Vale do Aço, está entre os pontos turísticos escolhidos pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar, entidade ligada à Unesco, para participar de um concurso fotográfico mundial que visa despertar a atenção para a preservação de Áreas Úmidas de Importância Internacional.

O parque está entre oito locais do país com este título. Para participar, os visitantes com idades entre 15 e 24 anos devem tirar fotos das áreas úmidas do parque com câmera digital ou celular e enviá-las até o dia 2 de março pelo site. O vencedor ganhará uma viagem para visitar uma área úmida escolhida por ele.

O estudante de jornalismo André Ribeiro aprovou a ideia do concurso. Segundo o universitário, o Parque tem tantas belezas que fica difícil selecionar somente um registro para participar do evento.

"Vou ao Parque Estadual sempre que posso. É uma beleza natural tão próximo de nós moradores do Vale do Aço. Já tenho o hábito por fotografia, e o parque é um local que especialmente gosto de fotografar. Vou acampar agora no carnaval na reserva e aproveitar para registrar uma nova foto do local e participar do concurso", enfatizou.

Parque

O Parque do Rio Doce, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), é uma área de preservação e está inserida em uma região que se configura como o terceiro maior ecossistema composto por lagos do Brasil, perdendo apenas para o Pantanal e a Amazônia.

Em seu interior abriga 40 lagos naturais, entre eles, a Lagoa Dom Helvécio, também conhecida como Lagoa do Bispo, com 6,7 km² e profundidade de até 32,5 metros. As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de importante instrumento para estudos sobre a fauna aquática nativa. A mata atlântica, bioma que domina a unidade é o habitat de animais ameaçados de extinção como a onça pintada e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas.

Em todo mundo 158 países abrigam 1.757 sítios com título de Aéreas Úmidas de Interesse Internacional, dado pela Convenção de Ramsar. O Brasil está em quarto colocado no ranking mundial e possui oito zonas.

O Parque do Rio Doce é o único representante do Sudeste. As zonas úmidas são áreas de pântanos, charcos e turfas, e corpos de água, naturais ou artificiais. Contendo água parada, corrente, doce, salobra ou salgada. O objetivo de oferecer o título e listar as áreas é favorecer atenção a sua conservação e a seu uso sustentável.

http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2015/02/concurso-mundial-de-fot…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.