VOLTAR

Concessionária 'testa' técnica de semeadura direta de árvores

JCNET - https://www.jcnet.com.br/Regional
17 de Jan de 2019

Concessionária 'testa' técnica de semeadura direta de árvores
Instituto Socioambiental demonstrou a aplicação da técnica 'muvuca' a convidados e parceiros da AES Tietê, que tem barragens na região

O método consiste em uma mistura de várias sementes e foram feitos testes em área de Anhembi
Em busca de variadas opções para promover o reflorestamento, a AES Tietê realiza parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), a equipe de pesquisa da UFSCar de Sorocaba e a CEIBA Consultoria Ambiental para adaptar uma técnica de semeadura direta, até então pouco difundida no Estado de São Paulo, a "muvuca".

O método consiste em uma mistura de várias sementes, espécies e tipos de crescimento. As plantas que crescem primeiro fornecem sombra às demais, que demoram mais para desenvolver e, ao terminarem seu ciclo, se decompõem, ajudando na fertilização da terra, entre diversos processos de ajuda mútua entre as espécies plantadas, com o objetivo de reflorestar. O representante do ISA, Eduardo Malta Campo Filho, explica a eficiência dela para diferentes públicos. "Esse método, que chamamos de 'muvuca', adapta-se facilmente a diferentes contextos. O pequeno proprietário rural planta um punhado dessa mistura de sementes de árvores junto com a mandioca, por exemplo. Depois que ele colhe a mandioca, ficam as árvores. Assim, ele consegue reflorestar e aproveitar o solo para tirar algum benefício logo no início. O grande proprietário pode usar a mesma máquina que tem para plantar soja ou milho para plantar sementes de árvores nativas", explica.

Segundo Emerson Viveiros, engenheiro de meio ambiente da AES Tietê, o método ainda está sendo testado por aqui. "A AES Tietê está unida a vários parceiros, como o ISA, UFSCAR e CEIBA e, juntos, vamos implementar a semeadura em nossas áreas, aperfeiçoar, caso seja necessário, e retransmitir o método aos restauradores da região. Em um segundo momento, por meio do Programa Mãos na Mata, também conseguiremos levar a semeadura a diversos produtores rurais", comenta.

As sementes utilizadas durante a demonstração foram colhidas na Rede de Sementes do Vale do Ribeira com a presença de alguns coletores.

https://www.jcnet.com.br/Regional/2019/01/concessionaria-testa-tecnica-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.