VOLTAR

Comunidades quilombolas participam de oficina de elaboração de projetos em Oriximiná

G1 g1.globo.com
16 de Set de 2017

Os dias 12 e 13 de setembro foram de intenso aprendizado para representantes de associações remanescentes de Quilombos da Área Trombetas (ACORQAT), Erepecuru (Acorq), Ariramba (Acorqa), Boa Vista (ACRQBV), Alto Trombetas I (Mãe Domingas), Cachoeira Porteira (Amocreq) e Associação de Remanescentes Quilombolas do Município de Oriximiná (Arqmo). Eles participaram da quarta oficina de elaboração e projetos quilombolas, em Oriximiná, oeste do Pará.

Segundo o coordenador do eixo quilombola do Programa Territórios Sustentáveis, Caio Barros Matos, a ideia é dar condições para que os quilombolas possam desenvolver seus projetos, captar recursos que serão gerenciados de acordos com suas próprias demandas e capacidades técnicas. "Trabalhar a autonomia das associações é fundamental para o desenvolvimento sustentável das comunidades e municípios da Amazônia", frisou.

Durante a oficina foi aplicada a metodologia participativa, intercalando aulas teóricas com atividades praticas entendendo a troca de saberes como fundamental para a aprendizagem dos processos.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Publica, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/comunidades-quilombolas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.