VOLTAR

Comunidades quilombolas de Rondônia se preparam para receber projeto piloto do Pronera

Portal Espigão https://portalespigao.com.br/
02 de Abr de 2018

Em um encontro realizado no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o coordenador nacional de regularização fundiária Antônio Oliveira, e o secretário nacional de igualdade racial Juvenal Araújo fizeram o anúncio lançamento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, o Pronera. No estado o objetivo é oferecer às comunidades quilombolas cursos técnicos, de graduação e mestrado.

A reunião contou com a presença das secretárias representantes da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Marionete Sana e Vilma Alves, além de representantes de algumas das comunidades quilombolas existentes no estado.

"O estado de Rondônia é pioneiro e nós temos orgulho disso, essa é uma data importante para as comunidades quilombolas. O Incra deu autonomia para iniciar o projeto piloto aqui no estado e a primeira turma será de ensino superior para o Vale do Guaporé", revelou Antônio Oliveira.

A secretária titular da Seas ressaltou que o trabalho teve início muito antes, com a primeira vinda do secretário nacional em janeiro deste ano, quando visitou as comunidades quilombolas de Costa Marques e esteve na audiência pública, em Ji-Paraná, que tratava de direitos destes moradores. A secretária ainda anunciou a aprovação da compra de uma caminhonete e um barco tipo voadeira para os quilombolas.

"Agradeço ao secretário Juvenal por este verdadeiro casamento com Rondônia. Desde janeiro foram três visitas ao estado, idas às comunidades para entender a realidade do povo quilombola e agora essa valorização com o acesso à educação. Em breve também faremos a entrega dos carros e dos barcos, que sem dúvida também auxiliarão no projeto", resumiu Marionete.

"Rondônia é um estado comprometido com as políticas de promoção da igualdade racial. Na minha primeira visita não imaginava que teríamos tanta evolução e hoje só temos agradecer. Vamos continuar os trabalhos e em maio estarei de volta para dar continuidade", resumiu o Juvenal Araújo.

Pronera

O programa propõe e apoia projetos focados no desenvolvimento das áreas de reforma agrária, tendo como público jovens e adultos trabalhadores acampados e cadastrados o Incra e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).

https://portalespigao.com.br/comunidades-quilombolas-de-rondonia-se-pre…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.