VOLTAR

Comunidades indígenas receberão incentivos

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
20 de Ago de 2005

Com a assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Funai (Fundação Nacional do Índio), prevista para até o final deste mês, as comunidades Napoleão, Ticoça, Raposa, Flexal, Juazeiro, Taxí II, Camararem, São Jorge, Maracanã e Contão, todas da terra indígena Raposa/Serra do Sol, receberão incentivos para se tornarem auto-sustentáveis.

O dinheiro disponibilizado pela Funai é na ordem de R$ 1,5 milhão e faz parte do pacote de medidas anunciado pelo Governo Federal logo após a homologação da Raposa/Serra do Sol, em 15 de abril deste ano. O pacote total engloba a ordem de R$ 2,5 milhões.

Esse dinheiro será aplicado em projetos de criação de peixes, viveiros de mudas, canalização de água, atividades agrícolas, proporcionando alternativas de melhoria da qualidade de vida dos indígenas. A Secretaria Estadual do Índio em parceria com a Sodiur (Sociedade dos Povos Indígenas Unidos de Roraima) irá executar as ações.

A fiscalização da aplicação do dinheiro será feita pela Funai e Ministério Público Federal (MPF). "Os índios ligados a todas organizações terão condições de viver e se auto-sustentar. É a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas", afirmou o administrador executivo regional da Funai, Gonçalo Teixeira.

O PROGRAMA - O Programa de Etnodesenvolvimento da Raposa/Serra do Sol compreende a quatro projetos intitulados: Culturas Anuais (mandioca, feijão e milho); Implantação de Piscicultura; Implantação de Viveiros de Mudas Frutíferas e Canalização de água.

Para a implantação do projeto será feita uma série de reuniões para esclarecimento da contrapartida da comunidade nas etapas do projeto como plantio, capina e colheita; apoio logístico aos técnicos das instituições envolvidas; acompanhamento técnico dos cultivos; manutenção das atividades e assessoria à comercialização do excedente.

A Secretaria Estadual do Índio desde a elaboração do programa, além da Funai e Sodiur, tem trabalhado em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, para atender os anseios das comunidades situadas na região Raposa/Serra do Sol.

Faz parte do programa a aquisição de um veículo, tratores e implementos agrícolas que serão repassados no final do trabalho a Sodiur para articular o desenvolvimento do projeto.

A Secretaria Estadual do Índio, já vem distribuindo às comunidades indígenas mudas de açaí, mamão, acerola, jambo, tamarindo, maracujá entre outras. O Departamento de Apoio à Produção Indígena da Secretaria estabeleceu um programa de incentivo ao plantio nas comunidades, em parceria com a EMBRAPA, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Funai e outros órgãos ligados ao assunto. Todas as mudas são registradas para se manter o acompanhamento do desenvolvimento das plantas até a colheita. (L.F.)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.