VOLTAR

Comunidades indígenas realizam exposição agropecuária

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
10 de Set de 2008

As comunidades indígenas da Serra da Moça, Serra do Truaru, Lago da Praia e Morcego, localizadas na zona rural de Boa Vista, realizam no período de 11 a 13 de setembro, a VII da Exposição Agropecuária Indígena (Expoagro), na comunidade Serra da Moça, região do Murupu.

Objetivo da exposição é incentivar produtores indígenas e mostrar para a sociedade roraimense a produção agrícola dos moradores dessas comunidades, como tomate, melão, melancia, feijão, milho, farinha, banana, batata. A produção sai diretamente das comunidades para a Feira do Produtor, na capital.

De acordo com Aquilino Rodrigues Mesquita, vice-presidente da Associação dos Produtores Indígenas da Serra da Moça, distante 50 km de Boa Vista, a Expoagro é uma realização dos produtores dessas localidades, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Prefeitura de Boa Vista.

Rodrigues estima a participação de 80 expositores, número que vem sendo mantido desde a última edição. Quanto à expectativa de público, o presidente da associação não quis falar em números, mas devido às atrações oferecidas durante os três dias de festa, afirmou esperar o maior número de visitantes.

A programação conta com corrida de cavalos, rodeio tradicional estilo wapichana-macuxi, bingo, maratona, apresentação de danças indígenas, concurso de forró, torneio de futebol masculino e feminino, ciclismo, concurso de sanfoneiro e escolha da rainha da VII Expoagro.

As mulheres que produzem artesanato também vão expor peças como bolsas, peneiras, tipiti, colar, brinco e outros. Segundo Rodrigues, os espaços das barracas de comidas e bebidas típicas ainda estão sendo comercializados. Os interessados podem contatar a coordenação pelo telefone 3623-1034.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.