VOLTAR

Comunidades indígenas fazem apresentação cultural em comemoração ao Dia do Índio

G1 g1.globo.com
Autor: Toni Francis
20 de Abr de 2017

A cultura indígena dos povos Karitiana, Karipuna e Urueuauau estiveram em evidência na última quarta-feira (19), em uma série de apresentações culturais realizadas na Casa do Índio, em Porto Velho. A mostra, realizada por estudantes indígenas, em comemoração ao Dia do Índio, contou com apresentação de danças de guerra, da língua nativa dos três povos e de pintura corporal.

O estudante Valdemir Barabada Coeryn, um dos idealizadores do evento, explicou que a inciativa é uma forma de manter vivos os costumes das tribos e dos povos. "Estamos esquecidos pelo poder público, abandonados, mas nós não podemos esquecer de nossa identidade e essa é a forma de mostra nossa resistência", explicou.

Fernando Karitiana, uma das lideranças do movimento indígena em Porto Velho, falou da importância do Dia do Índio e reclamou da falta de atenção e do que ele chamou de abandono por parte do poder público. "Estamos alegres e festejando a data que foi instituída para nos homenagear, mas lamentamos porque quem deveria cuidar da nossa causa sequer apareceu para ver se estamos bem", disse.

Segundo Fernando Karitiana, a Casa do Índio recepciona dezenas de estudantes, idosas, doentes e crianças, mas não tem água e nem banheiro. "As necessidades básicas são feitas no mato e, para tomar banho, somos obrigados a andar quase um quilômetro, enfrentando uma descida íngreme e escorregadia, passando por dentro de um bar e em meio a usuários de drogas", lamentou.

Sem recursos, os estudantes disseram que vão montar oficinas, na própria Casa do Índio, para ensinar ao homem branco a língua e o artesanato indígena. "É uma forma que encontramos para subsidiar os estudantes com passagens de ônibus e alimentação", explicou Valdemir Barabada.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/comunidades-indigenas-fazem-apr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.