VOLTAR

Comunidades indígenas discutem pactuação de Saúde

Folha de Boa Vista
29 de Jan de 2008

As comunidades indígenas do município de Pacaraima que fazem parte da Reserva São Marcos, conheceram e discutiram ontem a portaria 2.656 da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que regulamenta o incentivo da atenção básica para os povos indígenas. Com a aprovação da portaria, os recursos destinados a saúde indígena no município aumentariam de R$ 36 mil para R$ 142 mil.

Na reunião realizada no Centro Makunaima, estiveram presentes representantes de 18 comunidades da região, além da equipe técnica da Funasa, a Coordenação da Saúde indígena de Pacaraima e o Prefeito Chico Roberto. Na ocasião, os profissionais explicaram como seriam distribuídos os recursos e os benefícios que gerariam para toda a população indígena.

A pactuação traz um novo instrumento de acompanhamento de aplicação dos recursos, onde constam as ações, metas e como pode ser aplicada a verba. Apenas dois municípios de Roraima já iniciaram a pactuação, se aprovada em Pacaraima, será oficializada em abril, durante a reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena.

De acordo com o técnico do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima, Robson Mangueira, a portaria veio para facilitar o trabalho de saúde no município junto as comunidades indígenas. \"Até hoje o município recebia um valor insuficiente para as ações de saúde indígena, que apenas dava para pagar o pessoal. Além do mais a pactuação vai dar transparência em relação à aplicação dos recursos\", explicou ele.

Para o tuxaua da comunidade Sorocaima II, Carlos Pereira, a portaria é algo novo que só vai ajudar os povos indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.