VOLTAR

Comunidades indígenas de Raposa Serra do Sol enviam carta para o Ministério Público de Roraima

Site da Funai e Cir-Boa Vista-RR
Autor: (Ana Paula de Souza
28 de Ago de 2003

Lideranças indígenas de 57 comunidades da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RO) entregaram ontem (27), aos coordenadores do Conselho Indígena de Roraima (CIR) uma carta aberta onde comunicam que não pretendem deixar aldeia retomada desde janeiro de 2002. "Aqui vivemos, aqui morreremos", é o título do documento. O CIR já repassou a carta ao Ministério Público a pedido dos índios. A decisão da Justiça Federal, por parte do juiz Helder Girão Barreto, que determinou a retirada dos índios para reintegrar o posseiro Manoel Rufino. saiu em fevereiro, mas só agora a polícia irá efetuar a ação.

Neste momento, os índios estão reunidos na aldeia Kaxirimã, a cinco quilômetros do vilarejo de Uiramutã, onde agentes da policia federal aguardam reforço da Polícia Militar para cumprir a decisão judicial

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.