Agência Brasil
Autor: Gláucia Gomes
01 de Jan de 2007
Brasília - Comunidades indígenas de dez estados devem receber, até o início de março, 96 novas unidades de saúde indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A fundação pretende inaugurar nesse prazo 90 postos de saúde e seis pólos-base (estruturas que servem como base para coordenar a saúde em uma região).
Segundo o presidente da Funasa, Paulo Lustosa, 40 postos e cinco pólos-base já estão concluídos, aguardando inauguração, e as obras de outros 50 postos e de um pólo base estão em fase de conclusão.
De acordo com Lustosa, os locais de construção dos postos de saúde e pólos-base foram definidos com base em índices epidemiológicos e após reuniões com lideranças e representantes dos conselhos distritais de saúde indígena. O total de investimento nas obras é de cerca de R$ 12 milhões, e os recursos são do projeto Vigisus II, parceria da Funasa com o Banco Mundial.
Dez estados serão atendidos pelos serviços das novas unidades de saúde: Minas Gerais, Mato grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Roraima.
Segundo a Funasa, os novos postos de saúde são de dois tipos: 64 são do chamado tipo 1, e 26, do tipo 2. O posto de saúde tipo 1 conta com área de 42 metros quadrados e é destinado ao atendimento simplificado, ou seja, não abriga equipe médica permanente, apenas um agente indígena de saúde.
Já o posto de saúde do tipo 2 tem área de 103 metros quadrados e é destinado a atendimento básico, com atuação contínua de auxiliar de enfermagem. Serve também como base para as equipes multidisciplinares.
A Funasa considera que a população indígena hoje é de 470 mil índios, divididos em 3.300 aldeias. São, nas contas da fundação, 170 etnias, espalhadas por todo o Brasil, com concentração maior em 13 estados e 1.300 municípios. As comunidades indígenas contam hoje com 737 postos de saúde em todo país. Com a entrega das novas unidades, o número chegará a 833.
Hoje, a Funasa também é responsável pelo abastecimento de água potável em 1.200 aldeias. Em 2006, foram vacinados 104 mil índios. A fundação também faz acompanhamento do estado nutricional das crianças indígenas e o controle entre os índios da ocorrência de doenças como AIDS, tuberculose, malária e hepatites. Doenças mentais, suicídios e saúde bucal são outras preocupações da fundação.
Além das 96 unidades de saúde a serem inauguradas até março, também devem ser concluídas nesse prazo as obras de ampliação da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Roraima. As obra de outros nove postos de saúde devem ser iniciadas nos próximos meses, segundo a Funasa.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.