VOLTAR

Comunidade quilombola quer recuperar áreas e preservar palmito juçara

Vale do Ribeira Sustentável n. 7 mar 2007, p. 5
31 de Mar de 2007

Comunidade quilombola quer recuperar áreas e preservar palmito juçara

Em Eldorado, a proposta é preservar o palmito juçara. Para isso foi elaborado o projeto "Conservação da Espécie do Palmito Juçara em Extinção para Fins de Geração de Renda a Médio e Longo Prazo no Quilombo André Lopes". 0 projeto da Associação dos Remanescentes de Quilombo do Bairro André Lopes foi iniciado em janeiro deste ano, sob a coordenação de Maurício Pereira Pupo.

0 projeto busca promover o repovoamento e disseminação do palmito juçara em terras quilombolas como alternativa para a conservação da espécie e, posteriormente, para a geração de renda, através do manejo sustentável e, da comercialização de produtos a base de palmito.

0 objetivo é complementar ações desenvolvidas pelo "Programa Regional de Recuperação do Palmito Juçara nas Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira", realizado pelo Instituto SócioAmbiental (ISA), em parceria com a Comunidade de André Lopes, e outras comunidades e entidades envolvidas.

0 projeto deve complementar algumas ações necessárias à instalação do viveiro na comunidade, melhores condições para o trabalho, compra de materiais, melhoria de acesso à área do viveiro, com a limpeza, demarcação e sinalização, bem como a construção do barracão em sistema de mutirão e, a vistoria técnica da área para avaliação dos serviços.

Pensando em ampliar o envolvimento dos moradores com o projeto foi constituído um grupo da própria comunidade, responsável pela execução do mesmo.

A conclusão do processo inclui etapas do plantio das sementes até as mudas, além de um mutirão para semeadura, preparo das mudas e para o plantio no campo.

Por fim, as ações do projeto do edital da Agenda 21, integradas às do programa em execução, devem dinamizar o processo de repovoamento da juçara na comunidade de André Lopes, podendo inclusive contribuir para o desenvolvimento do mesmo processo nas demais comunidades, também incluídas no programa.

Vale do Ribeira Sustentável n. 7 mar 2007, p. 5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.