VOLTAR

Comunidade quilombola entrega 1º lote de bananas

Prefeitura de Suzano
19 de Set de 2006

Comunidade quilombola entrega 1o lote de bananas
Associação Quilombo de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, venceu licitação para o fornecimento da fruta para a merenda escolar no município

CARLOS MAGNO/SECOM

A Prefeitura de Suzano recebeu nesta segunda-feira (18/9) o primeiro lote de bananas da Associação Quilombo de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, vencedora da licitação para o fornecimento da fruta para a merenda escolar do município. Esta foi a primeira vez que a comunidade quilombola, formada por pequenos produtores da fruta, teve a oportunidade de participar de um processo licitatório.

As 300 caixas de banana viajaram por seis horas em um caminhão e foram entregues pela manhã no setor de merenda de Suzano, que abastece 23 mil alunos da rede municipal e cerca de 49 mil da rede estadual. À tarde, o prefeito de Suzano, Marcelo Candido, recebeu representantes da associação em seu gabinete.

Ele falou que a participação do grupo só foi possível porque a Prefeitura de Suzano adota, há cerca de um ano, o pregão presencial, modalidade de licitação que funciona como um "leilão ao contrário": os fornecedores habilitados, em dia e local previamente agendados, fazem seus lances de preços de forma decrescente. Isso permite que pequenos produtores negociem em posição de igualdade com grandes produtores, além de oferecer ao poder público maiores chances de conseguir preços mais baixos.

"Participar (do processo licitatório) já é uma grande vitória. Ganhar mostra que eles estão no caminho certo", afirmou o prefeito, ao ressaltar que a comunidade venceu a licitação de forma legítima. "A Prefeitura apenas criou condições para que isso acontecesse."

Candido também destacou a questão simbólica do processo: a comunidade quilombola ganhou a licitação pela primeira vez durante o mandato do primeiro prefeito negro da história da cidade. "Nossos ancestrais estão convergindo para que haja esse encontro aqui em Suzano", disse.

José Rodrigues da Silva, um dos representantes da Associação Quilombo de Ivaporunduva, considerou "histórica" para a comunidade a participação no pregão presencial. "Com essa oportunidade, teremos mais lucro, pois a venda é mais direta. No Vale do Ribeira há muitos atravessadores", disse. "Estamos muito felizes por estar hoje aqui na Prefeitura. Seria bom que outros governos nos dessem essa oportunidade."

Silva disse que a região do Vale do Ribeira possui cerca de 20 comunidades quilombolas. A Ivaporunduva é formada por cerca de 400 pessoas, que vivem da agricultura e do artesanato. Cerca de 80% da produção da banana cultivada pela comunidade é orgânica. "São mais de 50 produtores que trabalham juntos, como numa cooperativa", disse ele, informando que da carga de 300 caixas trazidas a Suzano há um pouco de cada produtor.

Para Karen Ingrid Rettl, responsável pela comercialização de produtos no Vale do Ribeira pelo Instituto Sócio-Ambiental, o fornecimento de bananas para Suzano incentiva o trabalho da comunidade de forma sustentável. Ela informou que, dos 7% restantes de Mata Atlântica no país, 22% estão na região do Vale do Ribeira. "Isso incentiva a criação de outras fontes de geração de renda que não são exploratórias", disse.

Outro representante da associação, Alexandro Marinho da Silva, contou que a comunidade realizou um amplo trabalho de organização para se preparar para o pregão presencial em Suzano. "Esta é uma abertura para que outras associações de pequenos produtores também participem", disse.

A Associação Quilombo de Ivaporunduva fornecerá à Prefeitura de Suzano 4.840 caixas de banana, com 20 quilos cada uma, pelo período de quatro meses. O valor total do contrato é de R$ 50.820,00.

Secom

Prefeitura de Suzano, 19/09/2006

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.