VOLTAR

Comunidade quilombola encena o espetáculo 'Batuque Amazônico'

G1 - http://g1.globo.com/
24 de Mar de 2015

Espetáculo Batuque Afro Amazônico estreia no próximo domingo, 29.
Haverá roda de tambor e palestra de conscientização ambiental.

A valorização da cultura negra de um povo traduzida nos mais variados aspectos da arte. Esta é a proposta do projeto Batuque Afro - Amazônico. Em sua primeira versão, o projeto capacitou jovens e adultos da comunidade quilombola de Itacoã Miri, localizada no município de Acará e o resultado das oficinas poderá ser visto no espetáculo Batuque Afro Amazônico, que fará sua estreia no próximo domingo (29), às 17h, no Centro Comunitário da localidade, no nordeste do Pará.

Durante o mês de março a comunidade participou de diversas oficinas voltadas a valorização da cultura africana que estava se perdendo na tradição da localizado. Aos finais de semana foram ofertadas oficinas de teatro, dança, percussão, criação de figurinos e estamparia afro e tranças afro. As oficinas formaram multiplicadores de cultura e gerou a criação de um grupo de dança afro amazônica na comunidade.

Harles Oliveira, diretor e idealizador do projeto, pontua a necessidade que a comunidade tinha de um projeto como este. "As atividades desenvolvidas pelo nosso projeto atenderam a necessidade da própria comunidade que há muito tempo pretendia resgatar o grupo de dança que existia há alguns anos atrás, e que deixou de existir porque parte dos dançarinos, e lideranças do grupo, deixaram a comunidade em busca de melhores condições de vida na capital. Portanto, o nosso projeto vem justamente ao encontro desses interesses quando propõe atividades que venham capacitar novos dançarinos, percussionistas e figurinistas para darem continuidade ao novo grupo de dança; gerando, por conseguinte, ações culturais positivas provenientes de seus resultados".

O projeto ainda contará com uma palestra de conscientização ambiental no dia 28, que abordará os impactos de resíduos nocivos ao meio ambiente e um mutirão de limpeza na localidade. Neste dia, além do espetáculo resultante das oficinas, haverá também uma roda de tambor em comemoração a apresentação do novo grupo a comunidade. O grupo também planeja trazer a roda de tambor à Belém no dia 12 de abril na sede da ACENA, localizada no Conjunto Maguari.

Serviço
Espetáculo "Batuque Afro Amazônico", domingo, 29, às 17h. Centro Comunitário de Itacoã Miri - Município de Acará. Entrada franca. Informações: 988165662 e 991165662.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/03/comunidade-quilombola-encen…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.