VOLTAR

Comunidade quilombola em Lauro de Freitas sofre nova invasão

G1 https://g1.globo.com
29 de Jul de 2019

Cinco homens tentaram invadir uma área do quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, no domingo (28). As informações são da assessoria da Polícia Civil. Esse é o segundo ataque à comunidade em duas semanas.

Segundo a polícia, os homens chegaram no local e tentaram cercar e cavar buracos no terreno. Um deles teria se identificado como advogado do suposto proprietário.

De acordo com uma das moradoras da comunidade, os invasores alegaram que compraram o terreno na mão de uma construtora.

"Chegou um grupo aqui com documentos na mão, com advogados e com material para cercar o terreno. Eles falavam que tinham comprado o terro na mão de uma construtora, que o terreno era deles e que iriam cercar. Eles queriam cercar tudo, mas não deixamos. Apesar de tudo, não teve feridos", disse.

No dia 14 de julho, o quilombo já tinha sido invadido. Na época, o grupo que cometeu o ataque também alegou propriedade do terro. Apesar disso, de acordo com uma quilomboa, a área onde o Quingoma fica já é certificada e está em processo de titulação - quando o terreno será nomeado legalmente para os quilombolas.

O caso é acompanhado pela 27ª Delegacia, que fica em Itinga.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/07/29/comunidade-quilombola-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.