VOLTAR

Comunidade Pataxó inaugura escola em Pau Brasil

Site da Funai
07 de Ago de 2002

Os índios Pataxó Hã-hã-hãe, da aldeia Caramuru, em Pau Brasil/BA inalguraram, às 9 horas, a Escola Estadual Indígena Caramuru Paraguaçu, tão esperada pela comunidade. Construída com recursos do Ministério da Educação/MEC (Fundescola), a nova escola atenderá a 360 alunos índios com ensino diferenciado, conforme determinação do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pelo Congresso Nacional. Pelo PNE, a educação
escolar indígena foi valorizada e está voltada para as necessidades de cada comunidade indígena e para o resgate cultural das tradições das 215 etnias que sobreviveram à colonização.

O Fundescola repassou recursos para as secretarias estaduais de educação para a construção de 54 escolas indígenas. Ainda este mês, quatro comunidades indígenas na Bahia (Pau Brasil), Paraíba (Baía da Traição) e Sergipe (Porto da Folha) inalguram as escolas, beneficiando a um total de 600 alunos das etnias Pataxó (BA), Potiguara (PB), e Xocó (SE).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.