G1 - http://g1.globo.com/
08 de Dez de 2017
Comunidade na APA Paytuna em Monte Alegre recebe 10 Sistemas Agroflorestais
Famílias de agricultores vão ser acompanhadas pela Emater por dois anos. Atividades de capacitação começaram no dia 6 de dezembro.
G1 Santarém, Pará
Os agricultores da comunidade São Diogo, em Monte Alegre, no oeste do Pará, estão recebendo capacitações para a implantação de 10 projetos de Sistemas Agroflorestais (Safs) em áreas de unidade de conservação de uso sustentável. No período de dois anos os comunitários serão acompanhados pela Emater nos Safs implantados na Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna.
As atividades iniciaram no dia 6 de dezembro e são executadas por técnicos na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). A capacitação inclui visitas e reuniões.
De acordo com a Emater, entre as várias finalidades de implantação dos SAFs estão a restauração de parte do passivo ambiental, criação de alternativas de produção que gerem outras fontes de renda às famílias e introdução de conceitos de produção ambientalmente sustentável, capazes de aumentar a preservação da biodiversidade local.
As famílias selecionadas além da capacitação sobre Safs vão receber oficinas sobre técnicas de produção de mudas e preparo de viveiros, além de acompanhamento regular dos Sistemas Agroflorestais.
A APA Paytuna faz parte do complexo do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), onde a comunidade São Domingos está localizada. O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) é responsável pela área e executa projetos voltados à recuperação ambiental do local. A proposta se inclui a implantação dos SAFs, em parceria com a Emater e a prefeitura.
Safs
Os sistemas agroflorestais (SAFs) são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida. Há diminuição na perda de fertilidade do solo e no ataque de pragas
https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/comunidade-na-apa-paytu…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.