VOLTAR

Comunidade indígena Vista Alegre colhe sete toneladas de melancia

Folha de Boa Vista
14 de Mai de 2008

Nesta quarta-feira (14), a comunidade indígena Vista Alegre fará a primeira colheita de melancias do projeto Pati Á, desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista para estimular o desenvolvimento econômico das comunidades. A expectativa é colher sete toneladas de melancia.

Serão colhidos uma média de 1.200 frutos, que deverão ser comercializados em Boa Vista. Outra colheita de mais sete toneladas de melancia será realizada em 10 dias na Vista Alegre.

Para auxiliar o escoamento da produção e garantir uma margem justa de lucro, a Prefeitura disponibiliza um caminhão para o transporte do produto e realiza pesquisa de mercado para estipular o valor da mercadoria.

Segundo Eliander Pimentel, superintendente de assuntos indígenas da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, a pesquisa tem o objetivo de orientar os produtores indígenas na comercialização dos frutos.

90% da renda é dividida entre as famílias participantes do projeto e 10% é aplicada em benefícios para a comunidade. Segundo a secretária municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Luciana Surita, a Prefeitura também desenvolve outros projetos de incentivo à produção familiar nas comunidades indígenas, entre eles, o Pimin, para a produção de pimenta e o plantio de cebola de cabeça.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.