VOLTAR

Comunidade indígena será beneficiada com unidades habitacionais

O Hoje http://www.ohoje.com.br
18 de Out de 2018

Uma parceria da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a prefeitura de Nova América, no Centro Goiano, vai beneficiar famílias de índios Tapuias com a construção de 30 unidades habitacionais na Aldeia Carretão.

A primeira-dama de Nova América, Maria Nilva de Jesus Manso, afirma que as habitações da comunidade se encontram em situação muito precária, por isso houve a busca pela parceria com a Agehab. As residências estão sem reboco, sem banheiro e tomadas por cupim. Algumas são feitas de pau-a-pique, outras abrigam vários núcleos familiares. O investimento do Governo de Goiás será de R$ 450 mil, sendo R$ 15 mil por unidade habitacional.

Segundo ela, na aldeia existe uma escola e um posto de saúde que atendem mais de 100 famílias indígenas que vivem em pequenas porções de terra espalhadas pela reserva. O sustento da aldeia vem basicamente da plantação de mandioca e da fabricação de farinha.

Segundo o presidente da Agehab, Cleomar Dutra, para construir as casas será utilizado o projeto da Agehab voltado para comunidades tradicionais, respeitando os costumes e tradições locais. São casas de 80m2, com varanda, fogão à lenha e janelas e portas em madeira. O mesmo projeto foi utilizado para atender comunidades quilombolas Kalungas das regiões de Teresina de Goiás, Piracanjuba, Alto Paraíso, Flores de Goiás, Uruaçu, Cavalcante, Monte alegre e Niquelândia.

Na manhã de hoje (18) aconteceu a capacitação com técnicos da prefeitura sobre o cadastro das famílias. A partir de então, o município fica apto a iniciar o processo de cadastramento dos beneficiários. A previsão é de que o cadastro termine em no máximo 15 dias.

http://www.ohoje.com.br/noticia/cidades/n/156575/t/comunidade-indigena-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.