VOLTAR

Comunidade indígena recebe atendimento móvel de saúde

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=80690
23 de fev de 2010

Os moradores da comunidade Truarú da Cabeceira recebem amanhã, quarta-feira (24), as equipes do programa de Saúde Indígena da Prefeitura de Boa Vista. O atendimento é realizado em uma unidade móvel equipada com consultórios, que oferece serviços médicos e odontológicos.

Na quinta-feira (25), a unidade se descola para a comunidade indígena Serra da Moça, onde permanecerá até sexta-feira (26). Na próxima semana, as equipes visitam os moradores das comunidades Serra do Truarú, Morcego, Bom Jesus e Lago Grande.

Além de serviços médicos e odontológicos, são oferecidos procedimentos de enfermagem, endoscopia, exames de patologia, ultra-sonografia, consulta oftalmológica, palestras educativas e preventivas.

O atendimento aos indígenas é feito pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), formada por médicos, enfermeiros, cirurgião dentista, técnicos em enfermagem e de laboratório e auxiliar de consultório dentário.

Quando necessário, o programa encaminha os pacientes para tratamento especializado no Centro de Referências Médicas, que funciona no bairro Mecejana. A Prefeitura também oferece exames específicos em unidades clínicas conveniadas.

Em 2009, a Prefeitura realizou cerca de 6.500 atendimentos de saúde nas comunidades indígenas. O cronograma de atendimento das equipes abrange as 14 comunidades de Boa Vista, além da comunidade Tigre, que pertence ao município de Pacaraima.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.