VOLTAR

Comunidade indígena reage contra personagem do rádio 15

Aquidauana News - www.aquidauananews.com
08 de Set de 2008

A coligação encabeçada pelo PMDB criou em seu programa de rádio denominado rádio 15 um personagem vulgo Sombra que fez comentários pejorativos a comunidade indígena de Aquidauana.

Através do Sombra, a produção do programa de Fauzi Suleiman, disse que nas aldeias falta muita coisa e que ficou com medo porque a necessidade dos índios que estariam passando fome poderia levá-los a vender o voto. "Estou de olho, cuidado, afinal eu sou o Sombra", ameaçou o personagem revoltando a comunidade indígena que reagiu indignada.

Na opinião do candidato da coligação Aquidauana com a força do povo, Odilon Ribeiro (PDT) os índios são trabalhadores e não são merecedores desta calunia absurda e inconseqüente.

O lider indígena de 60 anos, Manoel Cândido, revoltado, confirmou que nasceu e mora até hoje na aldeia Bananal e ficou indignado com o fato. "Aqui no Bananal eu tenho lavoura eu planto feijão, mandioca, milho e abóbora. Não preciso vender meu voto. Eu trabalho todos os dias".

Leda Correia, moradora na aldeia Ipegue, no distrito de Taunay, disse que ficou muito sentida, porque o povo indígena não merece este tipo de tratamento. "Doeu meu coração. Não precisamos vender nosso voto, não estamos passando fome, isso é uma mentira. Meus filhos e meus netos não passam fome, estão querendo assustar nossa comunidade com estas criticas injusta".

Após ouvir a manifestação da comunidade o candidato do 12, Odilon Ribeiro frisou que além de respeitar os índios, tem plena convicção de que eles são trabalhadores, honestos e que nunca venderam o seu voto. "Temos em nossas metas de trabalho, inúmeros projetos para serem implantados nas aldeias, inclusive a construção de um hospital na região de Taunay, investimentos na educação, saúde, infra-estrutura, inclusão social e habitação. Nossos irmãos indígenas serão tratados com respeito e dignidade na minha administração", disse Odilon.

Em entrevista a imprensa de Aquidauana, o deputado federal Dagoberto Nogueira esclareceu a questão da polemica sobre a demarcação de terras indígenas. Dagoberto disse que o Decreto Legislativo que trata da demarcação em 26 municípios do extremo sul foi assinado por ele, por Moka (PMDB), Geraldo Rezende (PMDB), Nelson Trad (PMDB) e por Valdir Neves (PSDB). "Mentiram para a população de Aquidauana quando tentaram jogar nas minhas costas a responsabilidade quanto ao decreto, todos eles assinaram".

Quem fez o decreto da região de Aquidauana e Miranda, segundo Dagoberto Nogueira (PDT) foi o deputado federal Valdir Neves, irmão do candidato a vice de Fauzi Suleiman, vereador Vanildo Neves Barbosa. "A demarcação afeta área de propriedade de Valdir Neves, por isso ele fez o decreto e só ele assinou". Na opinião de líder indígenas de Aquidauana, Valdir Neves legislou em causa própria.

O parlamentar está tentando cancelar esta demarcação na região porque fere os interesses em relação a sua propriedade rural. "Valdir Neves tem interesse pessoal na questão, por isso está agindo contra a Nação Indígena", enfatizou Dagoberto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.