VOLTAR

Comunidade da Malacacheta começa implantar Viveiro de Plantas Nativas

CIR - http://www.cir.org.br
26 de Mai de 2010

Agentes ambientais e membros da comunidade vão participar hoje e amanhã de oficina para aprender ainda a preparar a terra, o trato diário com as mudas, construção do viveiro e plantio em áreas degradadas
O Núcleo de Gestão Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR) começa hoje a implantar o projeto Viveiro de Plantas Nativas na Comunidade Malacacheta, a 37 Km de Boa Vista. Serão dois de oficina para treinar as pessoas envolvidas no projeto.
O projeto faz parte do Programa de Agentes Ambientais Voluntários e Monitoramente da Terra Indígena Malacacheta. O objetivo é contribuir para conservação e recuperação do ecossistema, além de promover a atividade florestal como meio eficaz de gerar renda para a comunidade.
A oficina de reprodução de mudas nativas terá a participação de 15 agentes ambientais, dois acadêmicos do curso de Gestão Territorial da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e cinco lideranças da própria comunidade. O evento conta com a parceria do Ibama, Funai e Embrapa, além de Cafod e TNC.
A gestora ambiental do CIR, Sineia do Vale, disse que a oficina, além de preparar essas pessoas para plantar o viveiro, vai treiná-los a adquirir materiais para construção de viveiros, manejo do viveiro, coleta, semeadura e armazenamento.
"Também serão definidas áreas degradas para recuperar com as mudas produzidas", disse Sineia ao comentar que, se houver excedentes dessas mudas, elas poderão ser comercializadas para que o dinheiro seja revestido no projeto.
O projeto tem como metodologia coleta de sementes de jatobá (propícia de agosto a setembro), bacaba (início do inverno), açaí e copaíba (novembro e dezembro), utilizando como mão-de-obra agentes ambientais da própria comunidade. Os agentes vão aprender ainda a preparar a terra, o trato diário com as mudas, construção do viveiro e plantio em áreas degradadas.

http://www.cir.org.br/noticias.php?id=722

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.