VOLTAR

Companheiros da lista Saúde Indígena,

Anaí-Salvador-BA
Autor: José Augusto Sampaio
19 de Jan de 2003

O senhor João LuízPena certamente não poderá provar as afirmações falsas que faz na mensagem abaixo sobre o Presidente da FUNAI, Eduardo Almeida.

Na condição de Diretor da ANAÍ (Associação Nacional de Ação Indigenista) tenho acompanhado de perto o desenvolvimento do Grupo Técnico da FUNAI para identificação da Terra Indígena Barra Velha, que fica na Bahia e não no Espírito Santo, como afirma o senhor Pena, e posso afiançar que:

1. Eduardo Almeida jamais chefiou esse GT. A sua coordenadora é a Profa. Dra. Maria Rosário Carvalho, da UFBA;

2. O GT foi criado em agosto de 1999 (18 de agosto) e Eduardo Almeida ingressou nele apenas em janeiro de 2000, como assistente, quando havia acabado de assumir um cargo de Assessor na FUNAI por nomeação do seu então Presidente, Carlos Frederico Marés;

3. Eduardo permaneceu no GT durante o curto período em que permaneceu também na assessoria do então Presidente; quando Marés pediu exoneração de seu cargo, após os episódios de abril de 2000 em Porto Seguro, Eduardo também o fez, tanto da assessoria da Presidência da FUNAI quanto do GT;

4. Eduardo Almeida jamais "foi denunciado pelo Ministério Público", muito menos "acusado de usar diárias e alugar veículos com grana da Funai, e de não aparecer no local de trabalho:". Resta ao senhor Pena o ônus de provar, documentalmente, o contrário.

5. As nomeações e exonerações a pedido que referi acima estão, evidentemente, registradas em Portarias da FUNAI publicadas no Diário Oficial da União para quem desejar conferir.

Grato pela atenção,

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.