VOLTAR

Como aliar desenvolvimento com a exploração sustentável da biodiversidade

Conferência Internacional, p. 15
31 de Ago de 2005

Como aliar desenvolvimento com a exploração sustentável da biodiversidade

Por Vicente Gioielli

Brasil, país com dimensões continentais, mistura de povos, fauna e flora exuberantes. Sua biodiversidade é uma das mais expressivas do planeta. Por outro lado, apresenta uma das piores distribuições de renda do mundo, e seu crescimento econômico não tem levado em conta os fatores ambientais.
Como aliar desenvolvimento com preservação e boa exploração dos recursos naturais foi o tema debatido no Painel temático 11 - "0 valor econômico da biodiversidade para uma sociedade sustentável".
Roberto Artavia Loría, reitor do Incae Business School, ressaltou que alguns bens naturais são escassos e estão chegando ao seu limite. "Petróleo tem os dias contados, e água, se não for bem utilizada, tratada e preservada, não terá uma vida longa. São elementos que dizem muito sobre a má utilização de nosso meio ambiente", destacou Artavia.
0 uso sustentável da biodiversidade foi explorado no Painel pelo coordenador do projeto Bio Trade e Mudança Climática, da Unctad, Lucas Assunção. "Não existe um mercado organizado para a biodiversidade, o que fortalece a biopirataria e as exportações primárias, sem muito valor agregado", explicou Assunção.
Iniciativas de exploração sustentável da biodiversidade foram apresentadas por Juliana Santilli, Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal. "Dar subsídios para que as comunidades nativas de lugares ricos em biodiversidade possam produzir de forma sustentável é uma saída. Por exemplo, a comunidade indígena do Parque do Xingu, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), produz mel que é vendido em São Paulo, sem atacar a natureza", citou a Promotora.
"A consciência de que a preservação e a exploração sustentável da biodiversidade é um novo modelo de desenvolvimento está presente principalmente em instituições internacionais. 0 que falta, porém, são políticas para fomentar isso entre os agentes diretos desses recursos", ressaltou Aspásia Camargo, criadora do Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável e mediadora do Painel.

Conferência Internacional, ago 2005, p. 15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.