VOLTAR

Comissão participa de encontro sobre educação indígena

Agência Câmara-Brasília-DF
23 de Set de 2004

O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), está participando da I Conferência Internacional sobre Ensino Superior Indígena. O encontro reúne pesquisadores, professores, técnicos e representantes de 11 instituições brasileiras de ensino superior públicas e privadas, de secretarias estaduais de Educação, da ONU e da Unesco, além de entidades governamentais e não governamentais de sete países da América Latina: Brasil, Bolívia, Equador, Chile, Guatemala, Nicarágua e México.
O principal objetivo da conferência é garantir uma educação escolar indígena específica e de qualidade, que atenda aos anseios das etnias presentes no Brasil. Durante três dias, os participantes vão discutir as propostas de educação superior dessa população desenvolvidas nas três Américas para, a partir da troca de experiências, buscar caminhos que fortaleçam o ensino dos povos INDÍGENAS no continente.

Ensino nas aldeias
Um dos temas em discussão na conferência é a formação de professores para ensinar às crianças INDÍGENAS em suas próprias aldeias. Atualmente, milhares delas são obrigadas a estudar em cidades próximas, já que a maioria das escolas INDÍGENAS oferece apenas o ensino de primeira à quarta série.
O assunto é objeto de um projeto (PL 1735/03) que tramita na Comissão de Educação e Cultura. Pela proposta, do deputado Carlos Abicalil, as universidades públicas e privadas deverão oferecer à população indígena educação superior, estrutura de pesquisa e desenvolvimento de programas especiais. "Institucionalizar o ensino superior indígena e o reconhecimento da necessidade da formação de magistério específico contribuirão para bem informar a sociedade brasileira sobre as diversas nações INDÍGENAS, combatendo a discriminação e o desrespeito a essas populações e a seus direitos", argumenta o deputado.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovado pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Direitos Humanos.

A conferência, iniciada hoje, debaterá a educação indígena até o próximo sábado, no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.