Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Érica Santana e Juliana Borre
21 de Mar de 2005
A Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que investiga a morte de crianças indígenas por desnutrição em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, chegou hoje a Dourados (MS) para avaliar a situação na região. Para a relatora da Comissão, Perpétua Almeida (PC do B-AC), o problema das mortes é cultural. "Algumas doenças, eles nem sequer admitem que sejam tratadas por brancos, porque eles acham que esse é um problema para ser resolvido pelos índios. Às vezes, a criança toma soro e o problema não é resolvido; outras vezes, a criança morre e eles acham que a culpa é do soro. Em outros casos, isso vai se difundindo por conta da cultura deles e muitos pais nem sequer permitem que as crianças sejam internadas ou mesmo que elas continuem no hospital, e as retiram de lá a qualquer custo."
A Comissão ficará em Dourados até amanhã à noite. Na programação, estão incluídas visitas a hospitais de atendimento à população indígena e às aldeias Bororó e Jaguapirú, além de conversas com lideranças indígenas, reunião com membros do Conselho Local de Distrital de Saúde Indígena, além de encontros com representantes das universidades dos dois estados.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.