VOLTAR

Comissao aprova texto sobre os transgenicos

FSP, Dinheiro, p.B4
11 de Nov de 2004

Manobra garante votação
Comissão aprova texto sobre os transgênicos
Luis Renato Strauss
Da sucursal de Brasília
Uma articulação da bancada ruralista da Câmara dos Deputados permitiu a aprovação ontem da Lei de Biossegurança na comissão que trata do assunto. Eles trocaram o relator do projeto e colocaram em votação um texto que já estava preparado. A lei trata dos produtos geneticamente modificados, os transgênicos, e da utilização de células-tronco em pesquisa e terapia humana.
O texto aprovado no Senado, em 6 de outubro, dá a palavra final sobre a comercialização e a pesquisa dos transgênicos à CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança). Os ambientalistas defendem que órgãos ligados ao Ministério do Meio Ambiente e da Saúde devem dar a palavra final sobre a questão.
Já os ruralistas querem concentrar o poder de decisão na CTNBio, um meio mais rápido. Na versão do projeto aprovado no Senado, há ainda uma última instância: recursos podem ser levados a um conselho de ministros.
A articulação de ontem foi movida para votar o texto aprovado pelos senadores. O presidente da Comissão Especial, Silas Brasileiro (PMDB-MG), ligado aos ruralistas, determinou que o relator Renildo Calheiros (PC do B/PE) entregasse ontem o texto final. Calheiros, ligado aos ambientalistas, não apresentou o relatório e pediu 15 dias para apresentá-lo. Como não foi entregue, Silas Brasileiro dispensou o relator e colocou em seu lugar o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), cujo texto foi votado simbolicamente.

FSP, 11/11/2004, p. B4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.