VOLTAR

Começa a funcionar em Roraima o primeiro posto da PF em terra indígena

ISA - NSA
10 de Dez de 2004

O posto avançado de fiscalização, inaugurado na aldeia Placa, localiza-se na região central da Terra Indígena Raposa- Serra do Sol, a cerca de 250 quilômetros de Boa Vista. A equipe da Polícia Federal (PF) será chefiada pela delegada Helena de Rezende e atuará em conjunto com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as comunidades indígenas.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) divulgou hoje, 10/12, a instalação do posto avançado de fiscalização da PF na aldeia Placa, em Roraima. A reivindicação, feita há mais de um ano pelo CIR, foi consolidada a partir de um acordo entre o Conselho e a Sociedade dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur), depois das invasões de quatro aldeias e atos de violência praticados no final do novembro por fazendeiros da região, que resultaram em 37 casas destruídas, 131 pessoas desabrigadas e um índio baleado.

De acordo com o informe do CIR, a instalação da infraestrutura será feita no primeiro mês e a operacionalização da atividade policial comandada pela delegada, será direcionada para o controle de rodovias, visando coibir o tráfico de drogas, contrabando de armas, combustível e material de garimpo, além de apreensão de bebida alcoólica. Ela contará com agentes da Divisão de Combate ao Trabalho Escravo que foram lotados nesse posto.

A solenidade de instalação contou com a presença o vice-prefeito de Uiramutã, José Novaes, do presidente da Soudiur, Silvestre Leocádio e do Secretário de Estado do Índio, Adriano Makuxi.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.