VOLTAR

Começa dia 11, segunda etapa do curso de Licenciatura Indígena

Agência Brasileira de Notícias - http://www.abn.com.br/noticias_anteriores1.php?id=56230
04 de Jan de 2010

Começa no dia 11 de janeiro, o segundo módulo de um dos mais arrojados programas desenvolvidos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) voltado à educação indígena, que atende 2.600 alunos. Trata-se do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, com transmissão ao vivo e simultânea (a partir do estúdio montado na Escola Normal Superior, em Manaus) para 52 municípios do Estado, a partir das 8 horas.

As aulas, realizadas em caráter modular, ou seja, no período do recesso escolar, tiveram início em maio de 2009. Neste segundo módulo, os 2,6 alunos matriculados irão cursar seis disciplinas, que totalizam 375 horas/aula. As disciplinas são: Comunicação e Expressão; Sociologia da Educação I: Sociedades Indígenas e Não Indígenas; Filosofia I: Ciência, Mitos, Tradições e Educação Indígena; Métodos e Técnicas de Estudo e Trabalho Científico; Psicologia Geral I; e História Geral da Educação e a Questão Nacional e da América Indígena.

O curso dispõe-se a prover, de forma inclusa na graduação, a qualificação para o exercício de funções em áreas de serviços de apoio escolar e, em caráter suplementar, de outras áreas específicas de conhecimentos (educação ambiental, educação sustentável), tratadas como temas disciplinares, necessários para o desenvolvimento das comunidades indígenas do Amazonas.

Logística

Este segundo módulo conta com a participação de 12 professores titulares (que dão aulas do estúdio em Manaus) e mais 104 professores assistentes, responsáveis pelo auxílio aos alunos no município.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.