VOLTAR

Começa demarcação da reserva

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
13 de Set de 2005

Luiz Salvador, vice-cacique da aldeia

Uma área de 715 hectares, no município de Vicente Dutra, formará a reserva indígena Rio dos Índios. A medição, realizada por empresa do Paraná, deve estar concluída até o fim do mês. Vinte e três famílias caingangues moram no município do Médio Uruguai. No território destinado à reserva vivem 68 famílias de agricultores, muitos estabelecidos no local há 50 anos. Como terão que sair da área, muitos dizem não entender por que o Ministério da Justiça determinou a doação de terras onde os índios não viviam.

O prefeito Casemiro Telski disse estranhar que ninguém pediu licença para entrar nas terras dos agricultores e iniciar a demarcação. O vice-cacique da aldeia, Luiz Salvador, afirma que o compromisso da comunidade indígena é de que nenhum agricultor saia da área antes de receber da Funai a indenização pelas benfeitorias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.